Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

William Barbosa de Souza - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura
 
Desde o momento em que chegamos na Escola São Gabriel onde realizamos o estágio de Literatura para o ensino médio em forma de minicurso, sentimos uma certa resistência por parte do estabelecimento (coordenação) da escola que nos recebeu na oportunidade em que lá estivemos para apresentar a documentação referente a autorização para o estágio. A coordenadora nos fez assinar um termo de compromisso confeccionado (escrito a tinta) no livro de ocorrências da escola, onde nos comprometíamos não interferir na rotina escolar, e que qualquer incidente que ocorresse durante o estágio ocasionaria na imediata suspensão do mesmo.  A coordenadora nos explicou que tal medida era “padrão” no tocante a aceitação de estagiários e realização do estágio naquela unidade de ensino.
Porém no primeiro estágio de língua portuguesa que realizamos nesta mesma escola não nos foi exigido a assinatura de nenhum documento semelhante. Deixando assim subentendido que a escola aceita estagiários por força da lei e não para contribuir com a formação docente.
Os alunos do minicurso de Literatura Portuguesa foram totalmente envolvidos pelas aulas e as explicações sobre a Semana de Arte Moderna; tema da aula desenvolvida neste estágio. Com as apostilas nas mãos todos acompanhavam passo a passo os tópicos mais importantes e os temas mais exigidos na hora de fazer o exame do Enem pertinente a parte de literatura portuguesa. Era visível a curiosidade e a empolgação do grupo ao verem e entenderem através das explicações e slides o que ocorria em nosso país naquele momento importante da nossa cultura. Com perguntas e muita atenção nas aulas, os alunos foram se aprofundando e tomando conhecimento dos fatos ocorridos naquela época, criando assim uma atmosfera muito favorável ao desenvolvimento da aula.  Era visível a curiosidade e a empolgação do grupo ao verem e entenderem através das explicações e slides o que ocorria em nosso país naquele momento importante da nossa cultura. Com perguntas e muita atenção nas aulas, os alunos foram se aprofundando e tomando conhecimento dos fatos ocorridos naquela época, criando assim uma atmosfera muito favorável ao desenvolvimento da aula. 
Nossa nova tutora DEBORA se mostrou a todo o momento disposta a nos auxiliar e atender em todo o desenvolvimento do processo e também no âmbito do apoio técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário