Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Vanessa Di Cola Dias Batista - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura



O minicurso de Literatura ( Semana da Arte Moderna )  teve como base a ampliação dos conhecimentos dos educandos em relação ao evento de 1.922, no Teatro Municipal de São Paulo que teve como meta a exposição da arte, oportunizando aos mesmos conhecimentos sobre esse acontecimento, seus benefícios, suas transformações na sociedade,  os rumos da nação e a nova identidade artística para o país.
Desta forma o minicurso serviu para o pleno conhecimento do resgate histórico e o reconhecimento de diversos artistas e suas obras magníficas que ainda repercutem em nosso meio, conhecendo melhor a contribuição de cada artista para o pleno desenvolvimento da Semana da Arte Moderna, contribuindo assim, com conhecimentos para a inserção destes alunos no Ensino Superior.
O seguinte minicurso teve como meta ampliar novos sentidos,  significados e a inserção de novos valores e conceitos aos educandos, embasando o desenvolvimento de seu repertório para a busca de novas possibilidades, construindo assim a oportunidade de desenvolver seu crescimento pessoal, integral e social.
O minicurso teve por objetivo cooperar e mediar para a formação dos alunos futuramente, tornando os mesmos como ser reflexivo, desenvolvendo conceitos para que os mesmos se tornem agentes de transformação no contexto social.
O presente minicurso também serviu para que nós enquanto futuros professores tenhamos  noções de como atuar em sala de aula, nos capacitando através de trocas de experiências, me fazendo compreender particularmente a função de como ensinar através de um processo contínuo envolvendo reflexão e crítica sobre a prática pedagógica. 
Em minha opinião o minicurso foi de extrema importância para os alunos, pois além de dar oportunidades para que ambos conheçam sobre fatos históricos que transformaram a sociedade com o passar do tempo, também favoreceu os mesmos para a vivência social, preparando-os para o futuro.
Ao analisar e refletir sobre o minicurso pude concluir que o minicurso não serviu somente para o aprendizado dos alunos, mas também contribuiu para o meu  pleno desenvolvimento  enquanto estagiária pois me  favoreceu na troca de conhecimentos, novos aprendizados, desenvolvendo novos valores de questionamento para a minha formação profissional.
Enfim pude concluir que o minicurso serviu de base para que eu pudesse crescer profissionalmente, me preparando futuramente para atuar em sala de aula, desta forma o minicurso me proporcionou uma vasta gama de conhecimentos em relação ao trabalho com adolescentes e pessoas mais velhas, me fazendo repensar e ver o quanto é gratificante ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário