Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Sandra Rodrigues de Lima - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura


O Estágio de Literatura foi fascinante, essa é a palavra para descrevê-lo, uma vez que sou amante do mundo da leitura. Fiz minha observação nas salas do 1º e 2º ano do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Fiquei impressionada com a quantidade de gente nova que frequenta o curso, pois acreditava que era uma modalidade para pessoas com mais idade, outra coisa que me chamou a atenção foi os alunos serem ativos e preocupados com os estudos. Tenho que destacar a didática da professora Maria Helena, ao invés de usar um material específico para essa modalidade de ensino, ela adotou os caderninhos utilizados pelos alunos da Educação Básica regular, pois acredita que a turma tem capacidade de acompanhar, fato que pude comprovar.  É uma pena que os conteúdos abordados em suas aulas não foram referentes à Literatura. Já a minha co-participação, no qual “só” fiz a leitura de um texto, foi diferente, a professora Vanderléia abordou o Modernismo com suas principais características e autores para as turmas do 3º ano A e 3º ano B.
É interessante observar como a Literatura não tem espaço na Grade Curricular do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo, e é vista esporadicamente nas aulas de Língua Portuguesa, é uma pena, pois há muito que explorar além de textos, características e autores.
Para ministrar o minicurso de Literatura, eu estava muito empolgada, a preparação das apostilas proporcionou-me aprimorar meus conhecimentos. As aulas foram bem animadas, os alunos gostaram dos slides de pinturas anteriores do Romantismo, do Romantismo e de índios. É satisfatório trabalhar com telas, dá para explorar muita coisa, tive a impressão que os alunos conseguem identificar as características de cada período com mais facilidade do que nos textos. Os alunos eram do 1º e 2º anos, e tinham pouco conhecimento do período ao qual estávamos trabalhando, mas no fim deu tudo certo, acredito que contribuiu para a construção de novos saberes para a turma. Portanto, posso dizer que o Estágio de Literatura foi um sucesso e muito gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário