Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Wellington Alves do Rosário - Polo de Camapuã

Estágio Obrigatório em Literatura

Sabemos que o estágio supervisionado é aonde nos vamos nos deparar com a realidade, da profissão que escolhemos, pois estaremos a partir desse momento, saindo do meio acadêmico para o meio docente, onde nós devemos estar preparados para enfrentar essa nossa escolha, sabendo que é a sala de aula é um dos ápices mais importantes da academia, em que estamos matriculados, por que sabemos que é na sala de aula que devemos colocar em prática tudo o que aprendemos e assim estar aptos, passando de acadêmico para profissional.
Este período de estágio o momento onde mais tivemos dificuldade, porque tivemos que seguir passo a passo, para que essa nossa regência saísse perfeita, foram noites de preocupações que passamos sem dormir, muitas vezes tivemos a madrugada como companheira. Deixamos nossos filhos de lado nossas esposas e muitas vezes nos privamos do nosso próprio lazer para nos dedicarmos a vida estudantil, mas depois de tantas dificuldades sem contar os reoferecimento que tive que fazer, enfim conseguimos vencer.
O presente estágio de literatura foi vivenciado mais uma vez na escola estadual Camilo Bonfim nos dia 14 e 15 de maio de 2012, onde trabalhamos no contra turno com dois grupos de 15 alunos, sendo este do 1º e 3º ano do ensino médio, estes foram bastante desinibidos sempre que surgiam as duvidas eles não hesitavam em saná-las, foram bastante participativos.
Essa escola onde realizei o estágio foi à escola onde a classe predominante é a classe média alta. Por ser uma da melhores escolas essa nos ofereceu todas as comodidades necessárias para que pudéssemos realizar o nosso estágio com perfeição, haja vista, que essa é uma escola ampla e muito bem organizada com salas bem arejadas, algumas já com ar condicionado, sala de tecnologia, biblioteca bem equipada, quadra coberta, sala de vídeo e etc.
Eu e a companheira Marisa tivemos um pouco de dificuldade quanto à elaboração do conteúdo, não foi tão fácil de prepará-lo como também não fora nos estágios anteriores, mas este foi muito mais difícil, pois nunca tínhamos trabalhado literatura como regentes, anteriormente. No entanto iniciamos com busca de material a partir do tema proposto que foi a 1º fase do modernismo subdivido em poesia e prosa as buscas foram na internet, nos livro didático, e juntamente com a nossa orientadora que sempre esteve pronta a nos ajudar, assim como nos outros estágio sofremos, mas um vez vencemos esta etapa as vezes nem consigo acreditar que estamos no último estágio e por ser este o ultimo  fizemos com bastante perfeição afinal  de contas é o último.
Realizamos a regência nos dia 14 e 15 de maio como já havia dito antes e como sempre reagimos com um frio na barriga não estava muito confiante afinal nunca tinha ministrado aulas de literatura. O desempenho nosso com estes planejamentos em sala de aula superou as nossas expectativas, pois ficamos admirados com o interesse dos alunos que se mostraram bastante participativo nas aulas. O material que preparamos sobre  poesia foi baseado em obras de Oswald Andrade, Tarsila do Amaral e Manuel Bandeira nessa primeira parte da regência trabalhamos com vídeos do programa Esquenta de Regina Casé, onde abordamos um pouco sobre antropofagia que e como se colocássemos várias culturas, em um liquidificador e a partir desta mistura criássemos uma nova cultura, foi muito divertida essa aula, os alunos gostaram muito dessa aula. Já o material sobre a prosa, fizemos uso da obra de Mário de Andrade “Macunaíma”, onde levamos uma parte do vídeo para que os alunos pudessem ver, mas eles não gostaram muito não, acharam o Macunaíma muito feio até perguntaram, mas professor onde está sensualidade deste homem que fala tanto no texto, este autor é desequilibrado é doido.
Enfim conclui este estágio muito contente e aliviado, parecia que eu tinha retirado das minhas costas um peso enorme. Quero deixar aqui minhas considerações finais quanto à realização deste estágio achei essa regência muito importante, assim como todos os outros estágios, pois é através deste é que conseguimos vivenciar na prática o que é o trabalho de um professor, contemplamos as vantagens e desvantagens de ser um professor. Quanto ao medo de me apresentar em público que tinha nos estágios anteriores, desapareceu até eu me desconheci graças a minha perseverança e aos incentivos vindos de Deus e da minha tutora. Hoje posso apreciar mais essa conquista, em minha vida. Que está sendo a conclusão deste curso letras foi difícil, mas estou aqui. Faço neste momento algumas ressalvas de que vale a pena persistir, a persistência e a chave da vitória.
Meus sinceros agradecimentos a nossa querida orientadora Daniela Kanashiro, obrigado por tudo, valeu a penas ter estado ao seu lado estes dois anos, pois conseguimos aprender muitas coisas contigo e acredito que passamos para a
senhora, um pouco de nós, tenho a plena convicção de que algo de bom ao nosso respeito ficará marcado em sua lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário