Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Valdineia Rodrigues de Oliveira - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura



O estágio de literatura foi um período de aperfeiçoamento, na qual eu estava inserida, participei das fases do estágio primeiro fazendo observações e co-participações, nas aulas de língua portuguesa, nas salas de aulas do 1º ano do ensino médio na Escola Antonia Baptista Calazans Luz, na cidade de Apiaí.
A segunda etapa foi à elaboração dos planos de aula e apostilas para a realização de um minicurso,
 Para mim não foi um período muito tranquilo, pois faltaram experiências e conhecimentos na área de literatura, mesmo baseando-se nas aulas oferecidas pela faculdade me faltou àquela base solida de conhecimentos, mas de tudo isso é claro fica a vontade de me aprofundar mais na disciplina de literatura.
Para a elaboração dos planos de aula busquei me inteirar dos conteúdos para fazer a regência.
Quanto à dificuldade que passei, em assimilar em tão pouco tempo as informações sobre o conteúdo de literatura, não culpo somente a mim, pois é o próprio sistema de ensino que não prepara o aluno desde a sua formação inicial.
Como professora, posso refletir mais sobre esse problema que ainda acarreta muitos prejuízos no conhecimento e aprendizagem da maioria dos alunos que frequentam a rede pública de ensino.
Se o aluno não tem incentivo em casa para fazer leituras ou participar de algo que o leve a gostar de literatura, pelo menos no ambiente escolar, deverá ter esse incentivo.
Quanto aos alunos presenciei neles o interesse sobre o conteúdo aplicado no minicurso que foi o tema: Semana de Arte Moderna.
  A aula foi composta por texto impressos, poemas e um vídeo mostrando como foi à realização da Semana de Arte moderna na Cidade de São Paulo, em 1922.
Percebi que a aula foi de grande importância para eles... Sobre o conteúdo demonstraram desconhecê-lo, mas ao mesmo tempo responderam com interesse e participação na elaboração das atividades propostas na apostila, os mesmo tiraram dúvidas, fizeram perguntas que enriqueceram a aula tornando-a mais produtiva.
A realização dessa etapa foi feita através de muitos estudos, pesquisas e interação com as outras duas estagiárias que fizeram parte dessa etapa de criação dos planos de aula até o momento final que foi a regência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário