Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Meire de Andrade Resende - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura



No inicio do estágio supervisionado em literatura, desenvolvemos um projeto de leitura para o ensino médio, o tema escolhido era “Romantismo Brasileiro” com titulo “Reportagem no Ponto ônibus”, esse projeto teve como objetivo levar ao conhecimento do aluno o estudo biográfico de cada autor e sua respectiva obra dentro do romantismo. O trabalho a ser desenvolvido pelos alunos tinha como objetivo ampliar para vários leitores e demais colegas de escola de uma forma simples a possibilidades de leitura, tal justificativa é que a leitura se faz presente na vida cotidiana de todos, e que não está somente presente na escola quando cobrado pelo professor de Português, no entanto para a busca de valores dos trabalhos literários por parte deles seriam publicados; no jornal de notícias e locais de grande acesso ao publico; “pontos de ônibus”.
Para a construção do projeto utilizamos como referencial teórico as orientações curriculares para o ensino médio (OCEM), na qual foi possível nos orientarmos para o bom desenvolvimento do projeto.
Nas etapas de observação e co- participação foi uma nova aprendizagem uma reflexão pude ver que o trabalho docente está cheio de limitações; na relação professor-aluno, até onde o professor pode mediar o conhecimento e até que ponto o aluno pode captar a informação e a construir sentidos, talvez não seria possível caminhar tanto e ao mesmo tempo não obter resultados o importante é planejar, criar estratégias, avaliar e refletir.
Durante as observações os professores desenvolveram trabalho relacionado à produção de texto, do gênero crônica, poesia, etc. Cujo tema era “Passagem pela adolescência” trabalho desenvolvido por alunos do 2º termo- EJA (educação de jovens e adultos) apresentaram muito bem. Observando que essas aulas pertenciam às aulas de Língua Portuguesa, a professora esclareceu que após estas apresentações retomaria ao estudo de literatura.
No minicurso compareceram três alunos no período da manhã, porém foram assíduos no desenvolvimento das atividades proposta, participavam de forma dialógica e escrita, compreendiam muito bem o tema que era tratado. No período da tarde compareceram três alunos na qual foi o oposto do período da manhã, foram dispersivos, no entanto foi trabalhoso desenvolver o conteúdo proposto.
Atuar como professora de literatura do ensino médio foi adquirir novo conhecimento, principalmente nas aulas de observação, dentro desses conceitos será possível repensar nas praticas pedagógica e na mediação do conhecimento.
Portanto é possível concluir que a experiência em sala de aula nos ensina e que na pratica é possível reparar a necessidade de ser presente e que o conhecimento não se constrói a partir do nada, mas se origina de uma interação entre quem aprende, e é detentor de vários conhecimentos anteriores, e o objeto de estudo deve se dar numa situação que permita a quem aprende; pensar, refletir e agir sobre o objeto de estudo.
E ainda nos cabe enquanto professores proporcionar aos alunos situações que favoreçam a aprendizagem a partir de conhecimentos já adquiridos e em presença do outro os estimule a desenvolver ideias e opiniões pessoais.

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