Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Marta Ruth Monasterio Hoffmann - Polo de Água Clara

Estágio Obrigatório em Literatura


Nosso estágio em Literatura para alunos do ensino médio realizou-se em um colégio da rede pública, a Escola Estadual Marechal Castelo Branco de Água Clara e, é o momento do estágio que nos faz refletir sobre nosso próprio aprendizado e práticas pedagógicas, pois elas definirão as nossas ações em sala de aula onde temos que lidar com a diversidade de alunos, com diferentes personalidades, mas seja qual for o público devemos possibilitar a todos o desenvolvimento do pensamento crítico-social, habilidades intelectuais, oportunidades de crescimento pessoal para que se tornem em cidadãos plenos e conscientes.
Durante o estágio em Literatura muitas dúvidas eu tinha de como preparar as aulas, e principalmente verificar se estava preparada para atuar na docência, de haver adquirido habilidades e conhecimentos para atuar consciente e positivamente. O desafio maior era quebrar mitos e preconceitos dos alunos, adolescentes em sua maioria, de que a Literatura é chata e ultrapassada.
 Sabemos que a maioria dos jovens não lê por prazer - principalmente a literatura clássica - por não estarem acostumados à leitura desde a infância, sendo assim não adquirem o hábito de ler. Portanto, despertar o interesse pela leitura nesses alunos era a meta a atingir, e para isso usamos da criatividade e oralidade, fazendo com os estudantes participassem e interagissem nas aulas cujo tema era o Modernismo no Brasil, claro está que grande parte continua desinteressado de seu próprio aprendizado, mas é um trabalho que requer paciência e dedicação para torná-los conscientes e ativos na construção de seu conhecimento, futuros profissionais competentes, aptos para desempenhar na sociedade um papel digno e participativo.
Na minha época de escola, isso já algum tempo, havia aula na qual exista a prática da leitura em voz alta e reflexiva, que nos proporcionava inúmeros benefícios, tais como: escrita e pronúncia correta das palavras, a entonação da voz também era cultivada, deste modo durante a leitura se transmitiam todos os sentimentos que o autor da obra queria transmitir por meio das personagens. O tema do livro, da poesia, da notícia e/ou qualquer leitura debatia-se em sala de aula. Tenho uma ligação muito profunda com a Literatura, desde minha infância até hoje nunca deixei o hábito e o prazer de ler um bom livro.
Gostaria de algum dia, se praticar o exercício da profissão, cultivar em meus alunos o amor pelos livros onde com certeza adquirirão cultura de mundo de um modo prazeroso e produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário