Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Tineke Johanna Bronkhorst - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura

 
 O Estágio Obrigatório de Literatura foi realizado no período noturno da Escola Estadual Creuza Aparecida Della Coleta, em São Gabriel do Oeste. A região é formada por moradores, em sua maioria, oriundos das classes sociais C, D e E, com maior necessidade de atenções por parte do poder público, seja na área de saúde, educação, assistência social, lazer e outros direitos básicos. Tais características podem ser vistas ainda mais durante o período noturno, quando se deu a realização do estágio. Isso porque as classes, especificamente as do 2º e 3º anos do Ensino Médio, são formadas por trabalhadores cuja carga horária é de, no mínimo, oito horas diárias em empresas locais como o frigorífico Aurora e a Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo), locais onde o esforço físico é bastante exigido.
Neste sentido, percebemos a importância do professor em sala de aula não apenas como transmissor de conhecimentos, mas como um incentivador para manter os estudantes sempre animados e atentos às aulas, destacando a importância dos estudos apenas da puxada rotina do dia a dia de cada um. Percebemos então que, além de todo o preparo acadêmico que o docente precisa ter, é preciso ter profundo amor pela profissão, pela disciplina ministrada e pelos alunos que estão sob sua responsabilidade.
O intuito era não apenas focar única e exclusivamente no contexto histórico do período literário estudado, apesar de esse conteúdo ser importante para a compreensão dos próprios autores e da corrente literária que surge. Se antigamente se focava muito em datas e na vida dos autores de cada escola literária, hoje aos poucos busca-se um novo viés no ensino da Literatura, até mesmo porque da forma com que a Literatura era ministrada antigamente não havia, de fato, estímulo aos alunos para que apreciassem os textos literários existentes. Eu mesma, confesso, sou influência da corrente imediatista da década de 1980 e 1990, quando se focava em leituras de fácil compreensão. Isso me causou dificuldades na hora de elaborar o material para o estágio, porém, aos poucos, passei a gostar e a valorizar os textos estudados para ministrar o minicurso de Literatura.
Esse interesse nós, Tineke e Eliana, também buscamos repassar aos alunos que participaram do minicurso. Por isso, focamos não apenas no contexto histórico da Época de Orpheu, porém apresentamos a eles textos escritos por cada um dos heterônimos de Fernando Pessoa, buscando estimulá-los a identificar as diferenças entre os perfis de cada autor e do próprio Fernando Pessoa. Os textos foram trabalhados por meio de exercícios semelhantes aos que eles encontrarão em provas de concurso vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

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