Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Simone Cristina Aleixo - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura


          
         Na regência de Literatura trabalhei com duas turmas uma com quatro alunos e outra com três alunos, o trabalho foi realizado em forma de minicurso  uma das turmas no período da manhã,  e outra no período da tarde.
        Os alunos eram de 2º e 3º anos do Ensino médio.
        Novamente o com o grande desafio, dividir o tempo de atuação entre quatro estagiários, como na última regência, porém com a vantagem que já sabíamos as características de cada um. Com isso a adaptação foi mais tranqüila.
           O ponto relevante pra mim nessa última etapa de estágio supervisionado obrigatório foi realmente o conteúdo proposto pela professora e a maneira como nos propôs a apresentá-lo. Totalmente novo pra mim, já leciono como professora eventual na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e ainda não tinha visto algo parecido com o que a professora responsável nos propôs trabalhar a Literatura, a Escola Literária do Romantismo mostrando suas características em textos de panfletos, folhetos, propagandas e vídeos, tudo muito atual e inovador.
          No instante que me passou tudo aquilo não consegui imaginar essa maneira de abordar o Romantismo afinal trazemos conosco um modelo de Literatura e de abordagem na qual não vimos mudanças.
          Surpreendentemente a partir do momento que consegui enxergar o que a professora nos propunha a apresentar aos grupos, foi muito interessante idéias e palavras, exemplos começaram a surgir e o espetacular é que os alunos interagiram perceberam que a mudança é possível e compreensível.
          Um fator favorável foi à interação do grupo mesmo pequeno era composto por alunos interessados e atuantes eles questionavam e  isso fazia com que mais ainda eu compreendesse os pontos que queríamos chegar e que a tal quebra de paradigmas era possível.
          Aprendi muito nessa aula de Literatura e hoje sei mais ainda que o novo chega sempre para abrir novas portas de conhecimento e nos torna seres pensantes e atuantes.                                                 
       Concluo com isso que o maior conhecimento que passamos e  adquirimos foi o conhecimento da mudança necessária e imediata, essa mudança que muitos educadores têm receio de fazer .

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