Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Kamila Campache - Polo de Camapuã

Estágio Obrigatório em Literatura

A regência do estágio de literatura foi um minicurso lecionado a alguns alunos do ensino médio que se interessaram pela oportunidade de aprender mais sobre a literatura brasileira.
Os alunos eram interessados, comunicativos, críticos, participaram ativamente de todas as atividades propostas. Estavam sempre dispostos a ler, citaram exemplos quando foi solicitado, enfim, verdadeiros alunos que nos faz sentir professores valorizados e reconhecidos.
Os planos foram sobre a segunda fase do Modernismo, voltado para poesia e prosa. Com o minicurso os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns autores modernistas e reconhecer algumas características dessa fase. A parte de elaboração foi muito interessante, pois eu tive mais contato com a literatura propriamente dita, ou seja, as poesias, os contos que sempre me agradaram, mas com tantas coisas do dia-a-dia acabaram ficando de lado e a leitura dos mesmos foi perdendo espaço. Então como o tema era algo que me deixou entusiasmada eu tenho a consciência de que consegui transmitir o objetivo dos planos com leveza possibilitando que os alunos vissem a literatura como algo doce que pode nos proporcionar prazer.
Foi uma experiência animadora pensando no sentido de vir a lecionar futuramente, ou seja, trabalhar literatura com os alunos me fez ver que eu posso ser uma profissional competente que atenda às exigências e necessidades que cabe ao docente. Como sabemos, quando fazemos o que gostamos é melhor do que fazer por necessidade, enfim, esta oportunidade expandiu meus horizontes em relação à docência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário