Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Carlos Alberto Martins - Polo de Água Clara

Estágio Obrigatório em Literatura


O Estágio é o eixo central na formação de professores, pois, é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia (PIMENTA E LIMA, 2004). O Estagio Supervisionado de Ensino de Literatura caracterizou-se como uma oportunidade de desenvolvermos nossa consciência crítica a respeito do ensino/aprendizagem de Literatura, levando-se em consideração aos aspectos socioculturais envolvidos nessa prática pedagógica.
O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, situada na Rua munir Tomé 113, no município de Água Clara, Mato Grosso do Sul.  Nosso estágio teve início no dia 04 de abril de 2012, com aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Começamos esta etapa de nossa formação acadêmica por meio da observação da realidade escolar, onde podemos aprender muito ao observarmos a destreza com que a professora Rosemeire de Souza Leite conduzia sua aula e ainda tivemos a oportunidade de conhecer as dependências físicas e as condições de ensino que a instituição dispunha para oferecer aos seus alunos. A seguir foi nossa vez de ‘pormos a mão na massa’, começava então a nossa co-participação, onde estaríamos à frente de uma sala de aula ’enfrentando’ alunos sedentos de conhecimento e de aprimoramento como humanos e cidadãos.
As atividades foram escolhidas com o intuito de retomar os valores e aspectos do dia- a- dia do aluno, tornando o processo de aprendizagem uma extensão natural do cotidiano, desta maneira aguçando o interesse dos alunos.
A receptividade foi muito acolhedora por parte de nossa comunidade escolar, Os alunos foram muito receptivos quanto à nossa presença e o conteúdo por nós apresentados, também os funcionários da instituição foram muito prestativos, nos auxiliando durante nossa estada naquela instituição.
A experiência vivida na sala de aula durante a regência foi realmente muito rica e gratificante. Os alunos demonstraram interesses e na maioria deles uma criatividade surpreendente, se comportaram bem, participaram, foram muitos receptivos, até carinhosos, fiquei feliz com os resultados. Confesso que mesmo assim fiquei apreensivo a principio, mais depois logo após me senti seguro e confiante de que estava desenvolvendo um bom trabalho, e que alcançaria meus objetivos que eram passar os conhecimentos que adquiri na disciplina estudada.
Foram utilizados os recursos como quadro de giz, cartazes, utilizou-se também a linguagem oral com argumentação, trabalho em equipe para tentar diminuir o problema de inibição de grande parte dos alunos. Produziu-se bastante material impresso dentre as equipes para melhor acompanhamento dos assuntos abordados. Tais atividades proporcionaram enriquecimento no aprendizado e foram organizadas à luz dos interesses demonstrados pelos alunos sob a orientação da professora orientadora do Estágio Supervisionado. Os estudos realizados nas salas de aula tiveram abordagem qualitativa e quantitativa baseados em levantamentos bibliográficos e pelas pesquisas na internet.
As dificuldades encontradas foram a hiperatividade dos alunos e a  insegurança em falhar ao transmitir o conteúdo aos alunos. Porém plenamente superados.
Percebíamos que alguns demonstraram dificuldades em se expressar, e estimulados por ilustrações, exercícios o aluno assimila o conteúdo exposto.

Foi utilizada a avaliação contínua das várias habilidades desenvolvidas pelos alunos, considerando as diferenças individuais e o desempenho dos mesmos no processo de concretização do estágio.
Os resultados foram positivos com a maioria dos alunos e uma prática que confirmou a importância do compromisso educacional, uma vez que muitos problemas enfrentados pela educação representam um desafio para um docente profissional. As dificuldades dos alunos foram encaradas como fatos normais. Gostaria de agradecer aos meus mestres, à Instituição, os funcionários e aos alunos, pois todos contribuíram com esse enriquecedor aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário