Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ezequiel Clemente de Freitas - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura

 
            No presente relatório encontra-se descrito o conjunto de atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado de Literatura Brasileira. E foi realizado em forma de minicurso devidamente planejado e apresentado à Escola Estadual São Gabriel do Oeste pelo acadêmico acima identificado do 4º ano do curso de Letras da UFMS.
Nossa chegada na referida escola já foi marcada por certa rejeição: No primeiro dia em que lá estivemos fomos informados que o calendário havia sofrido alteração, o que nos surpreendeu, pois havíamos agendado (via telefone) com a coordenação; A coordenação nos fez assinar um termo de compromisso registrado no livro de ocorrências onde nos comprometeríamos não interferir na rotina escolar, sob pena de suspensão definitiva do estágio; O que nos deixou intrigado foi quando a coordenadora nos disse que tal procedimento era padrão no tocante a aceitação de estagiários naquela unidade escolar;  Mais intrigado ainda fiquei e questiono:
Sendo procedimento, por que não houve esse termo de compromisso quando estagiamos nessa mesma escola no ano anterior?  Sendo procedimento, por que os outros estagiários não foram submetidos da mesma forma?
O que também me motivou foram as palavras de ânimo dos meus companheiros de estágio: Wilma e William. Mesmo em meio às tantas dificuldades jamais mediram esforços na realização deste projeto chegando ao ponto de se deslocarem até à cidade para a formação das turmas, já que não tínhamos com quem contar.
Mesmo tendo iniciado seu trabalho após algumas etapas já concluídas, a atuação da Débora foi primordial: quando a escola dava com uma mão e tirava com a outra, a nossa tutora ofereceu as duas e não nos cobrou por isso. Chegou ao ponto de levar para o local do estágio, às suas próprias expensas: giz, apagador, adaptador para tomada, extensão e todo equipamento de informática.
Ao mesmo tempo em que fico decepcionado com o tratamento que recebemos pelos nossos “futuros colegas de profissão”, muito me alegra ao ver mais uma etapa do dever sendo cumprido ao presenciar aqueles olhares com suas expressões de “quero mais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário