Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Janaína Rosa Rodrigues - Polo de Água Clara

Estágio Obrigatório em Literatura


Nunca imaginei que ensinar literatura seria tão prazeroso, eu adorei a experiência, pois gostei muito de ministrar as aulas, me diverti ao falar dos livros, pois os alunos não gostam muito de ler. Comentei com eles sobre o livro “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós que gostaríamos de ter trabalhado com eles, mas li para eles fragmentos de um capitulo e eles se interessaram pela história. Acredito que é muito importante despertar o interesse dos alunos pela leitura de obras clássicas, que para alguns jovens são consideradas antigas e desinteressantes, mais para a minha surpresa ele adoraram e queriam muito continuar a ler a historia, mais ai acontece o problema as aulas de literatura são apenas  uma por semana e a matéria para ser bem explorada deve ser feita por pelo menos mais de duas aulas semanais, já que uma e insuficiente.
O ensino da literatura e enriquecedor e deve ser interdisciplinar, pois para se entender uma obra deve-se conhecer o contexto histórico que ela fala e assim despertar o interesse dos alunos de uma maneira geral. As escolas literárias para serem bem trabalhadas precisam de tempo eu consegui levar os alunos para o laboratório de informática no dia da aula para que eles olhassem e interagissem de forma mais rápida.   
            Para Demo (1992, p. 153): ensinar já não significa transferir pacotes sucateados, nem mesmo significa meramente repassar o saber. Seu conteúdo correto é motivar o processo emancipatório com base em saber crítico, criativo, atualizado, competente. E para isso os alunos devem refletir sobre o passado para poder saber eles observaram que os erros do passado muitas vezes se repetem e formar cidadãos críticos e a principal função da educação.
A sobrecarga de sair de uma sala e ir pra outra sem tempo de fazer as intervenções.  Eu fiquei chateada, pois quando estávamos no melhor da aula batia o sino, o tempo acredita que tenha sido muito curto para realizar tudo que queremos já que a aula foi boa e eles queriam que voltássemos para outra aula.


Referência
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

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