Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Maria das Graças Godinho de Souza - Polo de Apiaí

Estágio Obrigatório em Literatura


           
          O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o aluno/professor poderá refletir e vislumbrar futuras ações pedagógicas. O estágio supervisionado é também um momento de grande tensão e preocupação, porém, necessário. O meu estágio supervisionado de Literatura Brasileira foi realizado no dia 02/06/2012. Como no de Língua Portuguesa, também esse, era um minicurso e foi realizado na EE Professora Antonia Batista Calazans Luz, no Polo de Apiaí, cujo tema era: Semana da Arte Moderna, ministramos 8 hora/aulas em dois períodos: manhã e tarde.  Os dias que antecederam o estágio foram de grandes expectativas, muito estudo e pesquisas, na preparação do plano de aula com o objetivo de fazer o melhor possível.  Fomos muito bem recebidos pela direção da escola, pela tutora de Estágio, professora Sandra Regina Teixeira Campos, que sempre se fazia presente na sala de aula, e pela nossa orientadora de Estágio, professora Elaine de Moraes Santos, sempre nos dando assistência e nos orientando para que tudo desse certo. Realizei meu estágio com mais três colegas, agora já me sentindo mais segura quanto à interação com as colegas e o desenvolvimento da aula. Apresentamos os tópicos da aula em data show, em que podíamos observar o antes e o depois do Modernismo, e cada aluno/professor, seguindo uma sequência, ia fazendo o comentário levando os alunos a participarem ativamente, pois o tema era apaixonante e todos estavam muito atentos à aula que falava sobre a explosão de ideias inovadoras que aboliam por completo a perfeição estética apreciada no século XIX. Falou-se muito nas rupturas com os padrões utilizados anterior, através da pintura, literatura, escultura, poesia, etc.
Os alunos, atenciosos e participativos, com nossas orientações iam resolvendo as atividades propostas nas apostilas. As dúvidas que surgiam eram comentadas e resolvidas. Esse último estágio supervisionado do curso de Letras foi para mim uma experiência maravilhosa, que com certeza fará diferença na minha formação profissional, e me levará a refletir sobre a experiência adquirida ao longo dos anos. Que a minha atuação como professora venha servir para libertar e construir seres singulares, respeitando e buscando o desenvolvimento das potencialidades dos alunos para que se tornem indivíduos capazes e cidadãos conscientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário