Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vania Patrícia da Rosa Soares - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura


 
O período de estágio nos proporciona enriquecimento intelectivo, conhecimento sobre nossa prática, e aperfeiçoamento da nossa formação docente, desta forma chegar ao final do curso, e sentir que escolhemos uma profissão que nos compromete com a formação social dos nossos alunos, nos deixa claro quão importante é nossa profissão; e ao refletir sobre o período de aplicação do estágio, conseguimos ter a certeza que estamos no caminho certo que é necessário uma formação comprometida para estarmos sempre adquirindo conhecimento e que ser um educador é ser autocrítico, analisar constantemente seu trabalho e um constante pesquisador e inovador dentro da sua prática pedagógica.
O estágio Supervisionado de Literatura nos proporcionou essa análise da nossa busca profissional, sentimos a grandeza que está implícita na formação docente, desta forma o meu sentimento em relação ao estágio foi de realização, de dever cumprido, as aulas foram gratificantes, com alunos interativos, questionadores, que impulsionam a nossa prática, e que nos permitem por em prática todo o nosso planejamento, em relação às aulas e também proporcionam aos educadores a valorização do trabalho realizado externamente à sala, de pesquisa, de diálogo entre os estagiários envolvidos na elaboração das aulas, de superação dos obstáculos.
A formação docente requer habilidade e competências, adquiridas ao longo da formação, com a teoria e mais tarde com a prática, no estágio de Literatura trabalhamos um tema importante, fazendo sempre uma comparação, com a realidade externa e atual ao contexto estudado, conseguimos fazer com que os alunos compreendessem a importância desse período (Modernismo Português), os seus impulsionadores especificamente Fernando Pessoa, analisando a sua alma poética e suas criações heteronímicas, para a realização das aulas foi imprescindível a participação e colaboração dos alunos, e com sucesso conseguimos concluir nossas aulas.
 Acredito que esta etapa foi importantíssima, para minha formação, considerando que devemos ser profissionais capacitados, reflexivos e autocríticos, buscando sempre estar avaliando nossa prática e não medindo esforços para levar o conhecimento ao aluno de forma dinâmica, estratégica e eficiente.

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