Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Glaucia Cristina Barbosa Alberti - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura
 
Eu tinha uma grande preocupação com a maneira como desenvolveríamos nossa aula. Preocupava-me se seria interessante, prazeroso e se acrescentaríamos algo ao conhecimento que os alunos já possuíam sobre o conteúdo. Como não tive uma boa experiência com a Literatura, como aluna do Ensino Médio, me sentia na obrigação de trazer algo de maneira a despertar o interesse dos jovens. A participação ativa da turma mostrou que fizemos um bom trabalho. Pessoalmente, sei que tenho pontos a melhorar com relação à metodologia nas aulas de Literatura, porém, percebi que estou no caminho certo. Percebi também que é possível tornar uma aula de Literatura em um momento interessante e estimulante. Um momento em que o aluno também participa com comentários e opiniões, pois, afinal, cada um tem a sua interpretação. Refletir sobre a Literatura, fazendo relação com momentos históricos, para mim, foi ir além das “decorebas” de nomes de autores e datas. Foi analisar as características do movimento literário a partir da realidade de determinada sociedade, de determinada época.
Particularmente, me senti à vontade trabalhando como professora de Literatura e pude ver como é importante o professor ser o mais interessado em ir além do conteúdo do livro didático. Sei que, com minha visão sobre a Literatura e a percepção que tenho do trabalho do professor dessa área, tenho muitas chances de ser uma professora de Literatura que faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário