Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Neli Dias Pires de Lima - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura


Mais uma vez volto a falar sobre os estágios que realizei, só que dessa vez vou falar um pouco sobre a experiência que tive em sala de aula  nos estágios de literatura, foi um período  muito gratificante para mim enquanto estagiária, da mesma forma que realizei os estágio de língua portuguesa II,  também realizei o estágio de literatura; participei da observação, co participação e  como última  etapa fiz a regência na qual foi dada em forma de mini curso , realizado na E E Profª Antonia Baptista Calazans Luz, sendo que os participantes  do  mini curso foram alunos do Ensino Médio  o qual  desenvolvemos  nossa aula com o tema “ Semana da Arte moderna”.
Pude perceber que os alunos não são trabalhados a desenvolver a arte  em si , para alguns deles a arte significa apenas desenhar e pintar, e o que foi muito gratificante para mim foi ver o quanto eles se interessaram pelo assunto, tendo aluno que me falou “nossa nunca tinha pensado dessa forma que vocês estão mostrando , para mim a arte não tinha importância nenhuma até agora, a partir de hoje  vou ser mais observador nas coisas que estão ao meu redor e que faz parte da nossa arte disse o aluno”.
Até chegar à regência estava um pouco agoniada, pois não sabia como ia ser a recepção por parte dos alunos, quando estava preparando os planos eu tinha a impressão que os alunos não iam gostar do assunto, achava uma coisa um pouco fora da realidade deles, já que mesmo com muita pesquisa e auxílio das colegas do grupo e principalmente da profª Elaine, a qual sempre nos deixou a vontade nas simulações e nos ajudou muito nas realizações dos planos, eu achava que o assunto era um pouco complicado e que não haveria interesse por parte dos mesmos, e qual não  foi minha surpresa ao chegar na sala e quando  fizemos uma dinâmica  para descontrair o grupo, logo eles foram se soltando e quando fomos discorrendo sobre o  assunto fui vendo que não era nada do que pensava , e a cada novidade  que mostrávamos pelos slides , via o quanto eles estavam dispostos a aprender; em nenhum momento me senti constrangida pois os alunos eram muito participativos e se envolveram por completo na aula.
Concluo esse comentário reflexivo como uma forma de refletir mesmo sobre o que vamos enfrentar em sala de aula, e com o pensamento voltado sempre para a reflexão e ação, pois de nada adianta refletir sobre alguma coisa, mas não agir em relação a mesma.
Termino meus estágios realizada como futura professora de letras e espanhol, pois sei que o que eu observei e aprendi vai ser de muita valia para mim em sala de aula, sei que ninguém é perfeito, mas procurarei  errar o menos possível, mas só a prática  me possibilitará  a corrigir os erros que cometi até aqui, e aprendi ao longo desta rica experiência de estágio que ter longos anos de experiência como docente não se resume em ser um bom professor. É preciso que o trabalho passe por um processo de reciclagem diária no qual o profissional se reinvente e se possa colocar também como um aprendiz constante das suas próprias ações, aprendendo a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário