Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Gabrielly Silva Barreto - Polo de Água Clara

Estágio Obrigatório em Literatura


Acho muito curioso quando se pergunta ao estudante de Letras, o que ele pretende lecionar: Português ou Literatura? Na verdade, o que acho curioso é a resposta. Se a resposta for Literatura, será dita assim: “Ah, com certeza Literatura, né?!”
Muitos estudantes que conheço preferem lecionar Literatura por considerar que seja uma disciplina mais fácil. Bom, embora eu goste – e muito – de Literaturas, não acredito que seja tão simples assim planejar uma aula de Literatura nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, é preciso uma sintonia muito grande entre as obras e os movimentos literários. Muitas características dos movimentos não são encontradas no texto, e o professor acaba deixando passar. Está em extinção o professor que expõe o soneto no quadro, e suavemente vai extraindo dos alunos tudo aqui que há de “bom” ali.  Garanto que esse exercício, em coletivo, pode ser muito divertido e proporcionar muitas descobertas. A interpretação de poemas e sonetos auxilia na interpretação de textos cotidianos, e provocar muitos questionamentos ao aluno, deixando de ser apenas como um ser receptivo e sim, como um sujeito atuante e questionador.
Em segundo lugar, é preciso se pensar numa Literatura considerando a estética e a crítica, mas propondo novas leituras, autores atuais – nem sempre midiáticos – mas que relatam a vida como ela é hoje, em que alguns momentos o aluno sinta pertencer ao mundo ali narrado. Dessa forma, podemos despertar o interesse dos alunos em leituras mais cultas e necessárias – será? – além de promover desabafos em forma de texto, itens para mensurar esse trabalho, digamos, mais contemporâneo e contextualizado.
Em terceiro e por último lugar, não permitir que a aula de Literatura(s) torne-se – somente - uma aula de História, cheia de estórias, datas, dados e fatos. Ou pior, cobrar do aluno informações pouco relevantes, na avaliação. Os futuros professores de Literaturas, têm a dura e necessária missão de comprometer seus futuros alunos de uma forma cativante, atual e honesta. O professor precisa refletir sobre que tipo de aula ele pretende dar, de que forma a fará e de que forma esse conhecimento pode enriquecer a cultura do aluno, enquanto sua relação com a sociedade.

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