Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ana Andrade da Conceição - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura
 
Durante os estudos dos textos das OCEMs de Literatura, cheguei a conclusão que a Literatura como disciplina não possui a importância que merece no currículo, tendo em vista a quantidade mínima de aulas na carga horária do Ensino Médio. Isto também pude concluir durante o Estágio de Observação e Coparticipação na Escola estadual São Gabriel.
A professora regente demonstrou um bom domínio dos conteúdos abordados e era bastante rígida com relação a participação dos alunos e estes correspondiam às suas exigências. Pude constatar também que com tão poucas aulas os conteúdos eram passados de maneira bem resumida.
Diante dos temas propostos para trabalharmos no Estágio de  Regência em forma de minicurso, não tive  a menor dúvida em convencer minhas solegas a  optarmos  pela Semana de Arte Moderna. Este importante acontecimento na história literária brasileira foi sem dúvida nenhuma um marco que  até hoje tem influenciado nossa literatura.
A elaboração dos planos de aula, a preparação da material do minicurso me possibilitou a apropriação de um conhecimento riquíssimo acerca desse marco da nossa literatura. Procuramos sensibilizar os alunos trazendo para  sala de aula materiais que representavam a Semana de 22, como ambientação da sala. Nosso objetivo era despertar o interesse deles para o estudo que seguiria. Embora tenhamos trabalhado com um número muito reduzido de alunos, estes demonstraram interesse e participaram com perguntas e informações que já possuíam.
Trabalhamos com um documentário riquíssimo que nos permitiu visualizar detalhes dos espaços físicos, imagens das obras, depoimentos de alguns dos organizadores da Semana e comentários de estudiosos da Literatura Brasileira como Antonio Cândido. A apostila trouxe um resumo do que foi a Semana de 22 e alguns dos poemas e textos veiculados no evento, os quais foram explorados junto com os alunos. Posteriormente os alunos foram desafiados a resolver algumas questões como as que eles encontrarão no exame do Enem ou vestibulares.
Tudo o que vivenciei neste estágio desde a observação, coparticipação e a regência me fez compreender que o professor como formador de pessoas detém em suas mãos uma responsabilidade muito grande. Que de sua postura e compromisso, depende o sucesso de seu trabalho e mais  ainda, depende a aprendizagem de seu aluno. Quero finalizar este comentário reflexivo com um fragmento de Rubem Alves acerca da Literatura.               
...o objetivo da literatura: prazer. O que os exames vestibulares tentam fazer é transformar a literatura em informações que podem ser armazenadas na cabeça. Mas o lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo. Somente assim ela provoca as transformações alquímicas que deseja realizar. Se não concordam, que leiam Guimarães Rosa que dizia que literatura é feitiçaria que se faz o sangue do coração humano.


Ana Andrade  

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