Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Elizete Pereira da Silva - Polo de Camapuã

Estágio Obrigatório em Literatura

O início do estágio na modalidade de Literatura foi em fevereiro de 2012, este que foi o quarto dos quatro estágios, faz parte da disciplina de Estágio Curricular do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol, que tem como orientadora a Professora Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro. Este estágio tem em vista a necessidade de uma experiência prática, onde se deve aplicar grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores do curso, no sentido de aliar a teoria à prática para o processo da nossa formação acadêmica.
Este estágio foi realizado na Escola Estadual Camilo Bonfim, em forma de mini-curso, composta por alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.
Nós doscentes do 8º semestre do curso de Letra - Espanhol, Elizete Pereira da Silva e Adriana Ferreira Carvalho, realizamos no primeiro dia as seguintes observações, antes do processo da regência, estas que seriam realizadas nos demais estágios na escola referida.
A aula iniciou-se às 18h40min, iniciamos nosso estágio de observação no 1º ano E. Os alunos eram jovens, os quais chegaram pouco a pouco, pois alguns chegam alguns minutos mais tarde pois trabalham, motivo pelo qual a professora só faz a chamada mais tarde. No dia seguinte fomos para o 2º ano D; no terceiro dia fomos para o 1º ano E e no quarto dia fomos para a mesma sala, prosseguindo assim na próxima semana, somente na sexta e sétima aulas é que fomos para o 1º ano B e 1º ano C e por último no  1º ano E, onde a professora passeou pelos temas de interpretação de textos, contos, recursos poéticos, poemas, atividades e avaliações. Os alunos são liberados para irem à cantina pegarem seus lanches e voltam para comerem na sala e depois foi dada a continuidade da aula mais meia hora e saíram para o intervalo, voltando em 15 min. Assim foram todos os dias em que lá estivemos.
Dando prosseguimento a nossa observação, a atividade era de Literatura, que abordava Interpretação de texto = O épico e o Lírico, atividades em dupla sobre o texto “Romantismo em Portugal”,  atividade avaliativa sobre gênero dramático, Recursos poéticos, leitura sobre Romantismo no Brasil e tipos de Rima.E assim deu-se o desenrolar de cada aula.
Salientamos que, ficamos cientes da nossa responsabilidade em desempenhar o verdadeiro papel de educadoras, com princípios e metas voltados para a valorização do aluno, respeitando seu direito e valorizando o potencial individual e coletivo.
Ao longo da graduação, nós acadêmicos somos preparados para compreender o ensino de Literatura em dois eixos de recepção e produção, percorridos pela reflexão sobre interpretação e a escrita.
A experiência de estágio supervisionado, dada a sua riqueza,  nos favorece a um leque de discussões sobre a formação inicial do professor de Literatura, porém a questão fundamental que se institui é a da apropriação das práticas reflexivas por parte dos estagiários. Assim, duas questões norteiam o desenvolvimento deste artigo de natureza teórico-didática: Que reflexões este estágio proporcionou ao estagiário sobre o ensino e a aprendizagem de Literatura? Será que adquiri atitudes de professor reflexivo? Posso dizer que o estágio me proporcionou aprendizado em todos os sentidos, dando mais segurança, confiabilidade e aprendi a ser mais reflexiva, mais crítica.

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