Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Raquel Ferreira dos Santos Albino - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura



Durante estes anos de estudo, muitas vezes enfrentando dificuldades para conseguir desenvolver multiplos papéis que uma mulher, dentro do perfil EAD desenvolve, ou seja,  de pessoas que voltam a investir em sua formação após algum  tempo fora da escola e que já estão inseridas no mercado de trabalho, e que, mesmo com pequena disponibilidade de tempo, tem  grande disposição para vencer obstáculos, agradeço a Deus por mais uma vitória alcançada.
 Neste percurso tivemos muitos professores, que aprendemos a respeitar por seu conhecimento e habilidade, e outros que aprendemos a amar por sua maneira de ensinar, que não apenas apresentam um conteúdo necessário  mas, o fizeram instigando,  provocando, cobrando, e nos encantando com a matéria diante das descobertas e do conhecimento adquirido. Agradeço especialmente a professora Elaine de Moraes Santos que sempre nos orientou nos vários segmentos de estágios, e ao professor  Thiago José da Cruz,  professores  que nos inspiraram e sempre serão, um exemplo a seguir.
Após muitas espectativas chegamos ao estágio de literatura e o minicurso, que  foram  realizados na E E Profª Antonia Baptista Calazans Luz, situada  à rua 1º de Maio nº 894, Centro –Apiaí. O minicurso foi realizado em trios, e nosso tema foi semana da Arte Moderna. As aulas foram empolgantes voltadas ao contexto histórico e nas diversas artes, debatendo as mudanças ocorridas até nossos dias, da pequena semente lançada  nos dias; 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, em São Paulo, por pessoas que defendiam o direito da arte para todos. Utilizamos a apostila criada para o minicurso, leituras multimodais e músicas. Os alunos já eram conhecidos do estágio de observação e co-participação e as aulas transcorreram de forma agradável e participativa, sendo possivel ajustar a  teoria à prática  nos conteúdos contemplados. Ao encerrarmos o minicurso ficou a certeza de que encontramos um novo caminho, e que a cada etapa vencida, vamos nos  tornando capazes de identificar as necessidades dos alunos, de  planejar, executar e avaliar.
        Apesar de todas as dificuldades, a insegurança diminuiu, pois durante o estágio observando  a realidade escolar, nossas ideias foram sendo  lapidadas,  constituindo um espaço de investigação, percebemos que, sempre é necessario investir em novas formas de ensinar, estruturada na pesquisa e no conhecimento da realidade educacional, social, econômica e cultural do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário