Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sirene Maria da Silva Martins - Polo de Água Clara

Estágio Obrigatório em Literatura


O Estágio Obrigatório em Literatura é o período que o acadêmico aplica o conhecimento adquirido dentro das metodologias ensinadas pelos professores em todo o sua carreira acadêmica. Eu, Sirene Maria da Silva Martins, frenquentei o Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas.  O curso consiste na aquisição de conhecimentos teóricos, dentro das práticas pedagógicas voltadas ao ensino e aprendizagem em sala de aula. A Universidade deu-me a oportunidade de apresentar o contexto estudado no que tange o conteúdo em Literatura e suas práticas pedagógicas. Assim sendo, foi-me oportunizado um período para realizar o estágio obrigatório em Literaturas na Escola Estadual Marechal Castelo Branco na cidade de Água Clara, MS. No período de estágio coloquei em prática grande parte dos conhecimentos adquiridos durante a minha formação teórica, bem como conhecimentos práticos que já possuía resultantes das minhas experiências profissionais anteriores ao curso.
A orientadora de estágio Drª Ângela Maria Guida mostrou-se desde o início disposta a orientar-me, esclareceu-me as dúvidas ensinando-me como adequar meus planos de aula de acordo com o referencial curricular de cada série do ensino médio. As atividades que realizei ao longo do estágio foram diversas. E contei com a colaboração da Tutora Presencial Fátima de Souza auxiliando com o solicitado.
Numa fase inicial, inteirei-me do funcionamento da escola observando a realidade escolar, dos vários espaços que integram o recinto escolar, como todo o quadro administrativo e funcional.  Seguidamente, iniciei a Observação da realidade da sala de aula, onde me deparei com grupos de alunos adolescentes, em sua maioria proveniente da Zona Rural. A problemática de falta de livros didáticos continuava em todas as disciplinas e Observei que as aulas de Literatura ministradas pela professora eram monótonas e seguiam uma rotina de escrita na lousa e leitura, que não me agradou, pois durante toda minha experiência como professora e aluna, valorizei sempre as aulas bacanas construtivistas, que envolvam o aluno dentro de todo contexto. Observei que os alunos são ativos e gostam de manifestarem-se na aula, embora essas manifestações tornem-se inconvenientes e desnecessárias, pois estão fora do contexto das aulas, poderiam ser aproveitadas se as aulas fossem dinâmicas e criativas.
Esse período de observação da realidade em sala de aula, serviu-me para tornar as aulas que preparei mais dinâmicas, que pudessem suprir a necessidade dos alunos agitados do ensino médio. Sendo oposto ao ritmo de aula que eles haviam acostumado. O processo dinâmico deu certo e a regência foi satisfatória.
Aos meus 38 anos afirmo, nunca é tarde para recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário