Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Marisa Goulart - Polo de Camapuã

Estágio Obrigatório em Literatura

Através do Estágio Supervisionado podemos observar e conhecer melhor uma Unidade Escolar A prática pedagógica, onde está inserido todo um processo de ensino aprendizagem, onde o professor vivencia as diversas situações do contexto escolar. E a interação do acadêmico com a realidade da escola no seu dia a dia. Realizamos o nosso Estágio Supervisionado na Escola Estadual Camilo Bonfim, a maior escola do município, oferecendo melhores condições para os alunos. Possui quadra coberta, sala de tecnologias, salas com ar condicionado, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, entre outros itens que destacamos. Realizamos a nossa observação da realidade escolar, em todos os aspectos físicos e estruturais, dados internos e suas funções, recursos humanos existente na Unidade Escolar. Durante as nossas observações na escola fomos muito bem recepcionados, pelo quadro administrativo quanto o corpo docente, passando-nos todas as informações necessárias. Durante a nossa co-partcipação nas aulas ficamos conhecendo toda  realidade dos alunos,  presenciamos a realidade do professor em sala de aula. Após todo esse processo de observações e co-participação, passamos a analisar  e organizar todo o conteúdo que foi solicitado para a elaboração dos planos de aula. Então passamos a nos reunir com o objetivo para a elaboração dos planos de aula e o material didático que seriam utilizados durante o minicurso. Realizamos várias pesquisas na internet também nos livros didáticos, onde nos auxiliou muito para a elaboração da apostila. Então montamos a nossa metodologia de trabalho. Já com os materiais prontos em mãos, realizamos a nossa regência do Estagio Supervisionado, através da apresentação do minicurso, estávamos ansiosos, preocupados. Pois a nosso ver, a Língua Portuguesa é uma língua difícil. Nesse contexto foram elaboradas atividades relacionadas com os seguintes temas: módulo (I) modernismo 1ª fase (1922 a 1930) - poesia, semana da arte moderna, revistas e manifestos. Fase da antropofagia: a deglutição cultural, obras entre os autores mais importantes da 1ª fase do modernismo, módulo (2) modernismo 1ª fase (1922 a 1930) - prosa.
Durante o desenvolvimento das aulas, colocamos um vídeo para que eles assistissem onde foram abordadas questão da antropofagia com Regina Casé, onde enfocamos que este manifesto antropofágico foi um marco no modernismo brasileiro, mudando a forma do brasileiro encarar o fluxo dos elementos culturais do mundo, e tinha toda uma história de um mito, que se eles comessem seus inimigos adquiria toda suas qualidades.
Eles acharam o vídeo muito interessante e engraçado. No modernismo destacamos que no período de 1922 a 1930, foi o mais radical do movimento modernista, pois foi o rompimento de todas as estruturas, o desejo da liberdade, de ruptura, destruição do passado. Em relação à segunda fase do modernismo nesse período a poesia brasileira vive um dos melhores dos seus momentos grandes transformações. A semana da arte moderna, renovação artística do período acompanhava a renovação política, enfocamos que a semana da arte moderna é considerada o mais importante acontecimento artístico já ocorrido no Brasil. Colocamos um vídeo sobre Macunaíma para que eles  assistissem, com a intenção de refletirem sobre os aspectos literários, pertinentes ao conteúdo do modernismo, eles ficaram fascinados com o vídeo foi interessante porque eles perceberam caráter de Macunaíma. O "herói sem nenhum caráter".  Fizemos um estudo do conteúdo abordado no vídeo, foi desenvolvido um vocabulário das palavras desconhecidas, com seus significados sobre Macunaíma.
Finalizando este relatório, posso dizer que o estágio supervisionado foi para mim, um importantíssimo momento de aprendizagem, que me oportunizou estar de frente para a realidade escolar. Agradecemos a todos principalmente a nossa orientadora professora Daniela que não mediu esforços para sanar todas as dúvidas que tínhamos. Agradeço a Deus por essa vitória, obrigado meu Deus.
“Portanto, o saber não é uma substância ou um conteúdo fechado em si mesmo; ele se manifesta através de relações complexas entre o professor e seus alunos”. Por conseguinte, é preciso inscrever no próprio cerne do saber dos professores a relação com o outro, e, principalmente, com esse outro coletivo representado por uma turma de alunos. (TARDIF, 2002, p. 13).

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