Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Eliana Canova - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura

 
Mais uma vez, contamos com o privilégio em desenvolver  o Estágio Obrigatório de Literatura  na Escola Estadual Creuza  Aparecida Della Coleta, situada  no município de São Gabriel do Oeste-MS, no Bairro Jardim Gramado, com as turmas de alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio do turno noturno.
O grupo de alunos com qual foi desenvolvido o estágio obrigatório de Literatura, é constituído por alunos trabalhadores, pertencentes às classes menos privilegiadas econômica e socialmente em nosso país. Alunos que em sua maioria já constituíram suas próprias famílias e necessitam trabalhar no período diurno em prol do sustento.
Poder participar da construção do conhecimento desses alunos no minicurso de Literatura, foi para nós uma grande satisfação, um privilégio único, principalmente pela atenção, interesse e curiosidade demostrado por eles durante as duas noites em que desenvolvemos o estágio. As aulas transcorreram numa relação de trocas reciprocas entre estagiárias e alunos, em uma relação de amizade regida por um vinculo afetivo desenvolvido desde o estágio anterior, Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa II.
Conhecer os alunos nas suas heterogeneidades, respeitando suas diferenças e mantendo um vinculo de afetividade com o grupo, foram as palavras chaves para a construção de um conhecimento significativo. O trabalho educativo contemplou a mediação de conhecimentos e valores indispensáveis para a vida cidadã, garantindo assim, o acesso ao mundo da cultura e do trabalho, por meio de práticas educativas que contemplaram a participação e o diálogo, proporcionando a modificação e a ampliação de conceitos, ou seja, direcionamos um trabalho que buscou conciliar a tensa relação existente entre a escola e o mundo, entre o professor e aluno, entre saberes escolares e os diversos, buscando possibilitar, que o trabalho da escola, principalmente no ensino noturno, seja realmente mais significativo, que exista uma maior aproximação de amizade, de afetividade e principalmente de carinho entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem
Foi muito gratificante a realização do Estágio de Literatura durante todo o desenvolvimento, desde o processo de observação e coparticipação, elaboração dos planos de aula, organização do material até reger às 8 horas/aulas em forma de minicurso, pois a ampliação do conhecimento e da visão de mundo só ocorrerá na escola, se as atividades pedagógicas forem programadas, planejadas, intencionais, por meio de uma condução que supere obstáculos e que dê sentido às atividades de aprendizagem, despertando necessidades, provocando desejo, levando à mobilização, realizando trabalhos concretos e significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário