Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Rosa Maria Isaías da Silva - Polo de Água Clara

Estágio Obrigatório em Literatura


Bem como o nome já diz é uma reflexão de tudo que ocorreu nesse período de estagio que foi desde a observação, a co- participação ate a regência.
Apesar de já esta no ultimo estagio, não consegui ficar tranqüila, foi como se fosse a primeira vez que entrava numa sala de aula, o que de um modo e outro não deixa de ser, pois nunca sabemos o desafio que vamos encarar cada estagio é diferente, por mais experiência que já tenhamos adquirido nesses quatro anos de faculdade.
Porem posso dizer que foi melhor que imaginava apesar das dificuldades de algumas salas numerosas, com alunos sem a menor motivação, ainda creio que possamos transformar o mundo através da educação.
Literatura é a disciplina mais fascinante para se trabalhar, e certamente cumpri bem esse papel.
Ministrei a aula na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, em salas do 1º, 2º, 3º ano, do ensino médio.
Comecei com estagio de observação que para um docente é fundamental, pois observando que se aprende, e posso dizer que aprendi muito me ajudando e me preparando para a regência.
Foi um estagio tranqüilo diante das dificuldades encontradas, algumas salas com alunos desinteressados, com pouco conhecimento na leitura e escrita, jovens com preguiça de estudar, sem estimulo algum.
Claro que no meio desses sempre tem aquele que se destaca, que pega com mais facilidade, demonstra-se mais interessado. E vem desses o estimulo para que acreditasse que ser professora ainda vale à pena.
Eu gostei muito do meu estagio, trabalhei com o romantismo, a escola literária que mais me atrai, então foi fácil transmitir isso a eles.
Consegui também chamar a atenção dos alunos, os fazerem participar das atividades propostas sempre com bom humor e acima de tudo respeito múltiplos.
Concluindo, percebi que é possível e até mesmo desejável, porém difícil, que tenhamos uma educação justa para todos, pois a Educação contribui para que haja vontade de crescer mudar, o conhecimento nos leva à construção da autonomia, tanto do professor quanto do aluno. Muitos professores utilizam-se da desculpa de que as mudanças são tolhidas pela burocracia, mais uma prova da incompetência daqueles que estão satisfeitos com as coisas da maneira que acontecem e não se sentem dispostos a contribuir para melhorá-las, pois isso exige comprometimento, envolvimento, inovação, ou, em resumo, trabalho.

Tem uma frase do Paulo Freire que eu gosto muito, diz assim:

Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é a educação sem refletir sobre o próprio homem. (Paulo Freire). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário