Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Sandra Eliane Aparecido - Polo de Apiaí

Estágio Obrigatório em Literatura



O Estágio de Literatura contou com as etapas de uma atividade à distância (projeto de leitura), observação, coparticipação e regência, a qual foi em forma de minicurso.
O projeto de leitura foi desenvolvido de forma ponderada. Foi complexo desenvolver este projeto porque é muito difícil inserir a leitura no cotidiano dos alunos, então com isso, foi repensado e elaborado um trabalho que realmente tivesse elementos que aguçassem a vontade dos estudantes por essa matéria.
Nas etapas de observação e coparticipação percebi que a leitura não é algo prazeroso para grande parte alunos, eles leem mais por obrigação. E, assim sendo, a professora tem que inventar estratégias para fazer com que esses alunos tenham vontade de ler.
Na simulação teve que ser modificado uma parte do trabalho apresentado. Achamos que a literatura tradicional que era para ser apresentada aos alunos, pelo contrário, tivemos que mostrar outro tipo para eles. Percebi na simulação que, em se tratando de literatura, é preciso renovar, ou seja, não é preciso deixar o tradicional e sim atrelar ele com a literatura contemporânea.
O minicurso ocorreu nos períodos da manhã e da tarde. Tinha quatro alunos do primeiro e segundo ano de manhã, sendo três deles com conhecimento considerado bom, e à tarde tinha três alunos do terceiro ano, todos com conhecimento considerado bom.
O processo de elaboração dos planos e da apostila foi bem trabalhoso. Nos planos foram mudadas muitas coisas, primeiramente foi repensado sobre a literatura, para depois colocar neles como seria a forma a ser trabalhada. A apostila foi bem feita, pois foi pensado não só no conteúdo, como também na estética, ou seja, pensamos na capa, a qual ficou bem elaborada, na formatação do conteúdo, enfim, a apostila ficou bem caprichada. Foi feito também para melhorar as aulas, slides com o resumo do conteúdo, para que os alunos pudessem acompanhar.
A regência aconteceu normalmente, não foi preciso mudar as estratégias e o conteúdo foi suficiente.
Como professora de Literatura no ensino médio me senti tensa, pois teríamos que apresentar outra forma de literatura, fugir um pouco do tradicional. Como só pensava no tradicional, sair dessa linha foi bom, pois me revelou uma visão diferente em relação à literatura.
Todas as etapas do estágio foram válidas e me acrescentaram muitos conhecimentos. E para finalizar um pensamento sobre a literatura.

Abrangência Literária

“Lembremo-nos que a literatura, porque se dirige ao coração, à inteligência, à imaginação e até aos sentidos, toma o homem por todos os lados; toca por isso em todos os interesses, todas as ideias, todos os sentimentos; influi no indivíduo como na sociedade, na família como na praça pública; dispõe os espíritos; determina certas correntes de opinião; combate ou abre caminho a certas tendências; e não é muito dizer que é ela quem prepara o berço aonde se há-de receber esse misterioso filho do tempo - o futuro”. 
                                           Antero de Quental, in 'Prosas da Época de Coimbra’.
                                                          

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