Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Elineuza Santana Rodrigues Leite - Polo de Rio Brilhante

Estágio Obrigatório em Literatura



O presente estágio contemplou as atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2012 no Estágio Obrigatório em Literatura, nas escolas estaduais Etalivio Pereira Martins e Fernando Corrêa da Costa, no polo da cidade de Rio Brilhante/MS. A primeira etapa de observação e coparticipação foram realizadas na escola estadual Etalívio Pereira Martins, nos dias 11 e 24 de abril. Observamos o desenvolvimento, por parte do professor regente e estudantes, na coparticipação auxiliamos os alunos em atividades de gêneros literários, lírico, dramático, épico e narrativo, Romantismo nacional e Semana da Arte Moderna. A segunda etapa do estágio foi realizada nos dias 25 e 26 de junho; a proposta do minicurso foi a abordagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis, com foco no romantismo e realismo Machadiano, Machado de Assis, é um dos poetas que mais caem nas provas do ENEM. Todo conteúdo ministrado foi revisado pela Coordenação do Curso de Letras/UFMS. Correu tudo bem na regência, a maioria dos alunos já haviam lido a obra analisada, o que tornou a correção mais fácil.
Assim, concluímos que o estágio nos possibilitou vivenciar mais uma vez a realidade escolar, a correria dos professores, a angustia dos estudantes com a proximidade do exame, além da nossa também, em preparar um material que pudesse auxiliá-los.

Um comentário:

  1. Olá Elineuza,

    Parabéns pelas atividades desenvolvidas no estágio... É muito bom quando percebemos que os alunos têm conhecimento de algumas obras literárias. Isso demonstra que eles têm interesse pela leitura. Com certeza, o fato dos alunos já ter lido a obra analisada no minicurso facilita muito o trabalho realizado...

    Um abraço.

    ResponderExcluir