Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Vilma Aparecida de Pontes - Polo de Apiaí


Estágio Obrigatório em Literatura



A regência em Literatura realizada na Escola Estadual Prof.ª Antonia Baptista Calazans luz, sobre o tema “Semana de Arte Moderna”, foi um grande desafio, pois se trata de um assunto com um conteúdo bastante amplo, com inúmeras formas para ser introduzido numa sala de aula. No planejamento das aulas  tivemos a preocupação em fazer uma breve revisão sobre as escolas literárias que precederam o modernismo para que os alunos pudessem perceber as principais características de cada época para finalmente compreender o que foi realmente a Semana de Arte Moderna e suas consequencias na Literatura Brasileira. Foi possível perceber através de conversas informais ou até mesmo através da sondagem inicial feita para checar o que os alunos já sabiam sobre o assunto, que apesar da escola ter um ótimo projeto de leitura que está sendo posto em prática pelos professores com bastante empenho e que com certeza já tem dado bons resultados, alguns alunos demonstram ainda certo desinteresse pela Literatura. Parece que o interesse pela leitura é bastante acentuado nas séries iniciais, mas que vai diminuindo com o passar do tempo, na medida em que os adolescentes encontram novas formas para se distrair, se comunicar, se interagir na sociedade. Creio que a Literatura necessita de mais espaço desde o inicio da vida escolar de cada criança.
Revermos, mesmo de forma bastante breve, conteúdos já estudados anteriormente pelos alunos, foi uma ideia muito boa, pois possibilitou aos mesmos recordar e perceber as principais diferenças e características de cada escola literária, através de uma boa integração entre professores e alunos. Foi interessante perceber que mesmo aqueles alunos que pareciam desinteressados, ficaram curiosos para conhecer algumas obras literárias sugeridas pelos professores. Eles se sentiram bastante a vontade para questionar, fazer comparações, formular hipóteses, concluir ideias, etc. As atividades propostas foram desenvolvidas de forma satisfatória. Embora o tempo não tenha sido suficiente para abordarmos todos os conteúdos planejados, creio que o que foi abordado garantiu aos alunos uma boa aprendizagem, pois o mais importante é a qualidade do que se ensina e não a quantidade de conteúdos transmitidos de qualquer jeito.
Considero a regência um complemento fundamental na formação do futuro professor, pois é o momento em que colocamos em prática toda a teoria estudada durante o curso. É uma oportunidade para avaliarmos e compreendermos a real situação do professor no dia a dia numa sala de aula, diante de alunos vindos de diferentes classes sociais, econômicas e culturais, com comportamentos e atitudes bastante diversificados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário