Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Heloir Antunes Lemes - Polo de Camapuã

Estágio Obrigatório em Literatura

O presente comentário reflexivo visa mostrar o resultado do estágio supervisionado de Literatura, desenvolvido com duas turmas do 1, 2 e 3º ano do ensino médio na escola Estadual Camilo Bonfim.
O estágio foi dividido em três etapas, sendo observação, co-participação e a regência ministrada em forma de minicurso.
Num primeiro momento, quando a professora Daniela Kanashiro disse que realizaríamos o estágio de Literatura no ensino médio, pensei que encontraria grande dificuldade, pois alunos do ensino médio já são alunos grandes, capazes de ter opinião própria, então senti medo de não conseguir explicar, e também da maioria não se interessarem, haja vista que, muitos estudantes não apreciam o ato de ler.
Dessa forma iniciamos os planos de aula sobre O Modernismo em sua 3ª fase, elaboramos um material com a preocupação de atender o nível de aprendizado do aluno, de estar relacionado com as matérias que os alunos já estão estudando, ou que provavelmente estudarão, os auxiliando no ENEM e vestibulares.
Iniciei minhas pesquisas, juntamente com minha colega Letícia, então fui surpreendida por mim mesma, pois nesse exato momento eu descobri o grande gosto que eu tenho pela Literatura e a cada momento nessa descoberta, eu queria ir mais além em busca de materiais para a confecção da apostila, e materiais didáticos que seriam usados em nosso minicurso.
Confeccionamos todo o material, e preparamos uma aula muito criativa, usamos um aparelho de multimídia moderno que já vem com data show, trabalhamos com vídeos retirados do youtube, realizamos colagem em cartolina, preparamos um sarau com declamação de poesias, enfim exploramos ao máximo as metodologias de ensino sobre o tema abordado.
O tempo foi suficiente, mas o gosto e vontade de continuar era maior que o tempo de estágio proposto.
É maravilhoso dar uma aula bem preparada sobre um tema que dominamos, dessa forma temos um retorno muito gratificante de nossos alunos.
Na sala de aula todos os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas relacionadas ao que estávamos apresentando a eles, e em nenhum momento algum deles disse que não tinha gosto pela arte de ler, ou que não gostava de literatura. Acredito que com aulas assim é que o gosto pela leitura vai sendo retomado, e que os alunos vão dando o devido valor ao que já foi escrito a um tempo anterior a nossa realidade, aos trabalhos e obras literárias.
Tiramos muitas fotos, filmamos o sarau, onde os alunos liam as poesias e explicavam a sua colagem sobre o tema abordado, os discentes realizaram um trabalho lindo e muito caprichado.
Então posso dizer que os resultados obtidos foram valiosos, pois descobri a maneira de despertar no aluno o gosto de ler.

Ao término desta prática, posso concluir que foi o meu melhor estágio e que valeu a pena trabalhar com O Modernismo, de forma lúdica e criativa, desenvolvendo assim o gosto pela leitura e mostrando que existem muitos livros e histórias interessantes, divertidas e envolventes no mundo literário.
Ao final do minicurso todos os alunos ficaram muito satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos, pois puderam levar consigo uma bagagem maior para ser usado em um futuro bem próximo e também todos os participantes receberam o certificado de conclusão dos minicursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário