Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Luciana Trevisan de Souza - Polo de Água Clara

 Estágio Obrigatório em Literatura


 O estágio ocorreu na Escola Estadual Marechal Castelo Branco entre os dias 15 de Março a 25 de Maio de 2012. Inicialmente, observamos a realidade escolar, verificamos as condições físicas e a estrutura da escola. A escola dispõe de uma ótima infra-estrutura, contando com uma biblioteca, uma sala de recursos midiáticos, uma sala de professores, uma secretaria, sala da direção, sala de coordenação pedagógica, um pátio central, além de um banheiro para os funcionários e dois para os alunos.
            A professora titular que acompanhou o estágio foi Ivanilda Aparecida dos Santos, formada em Letras. Disse que quando começou a lecionar lhe faltava “uma bagagem teórica consistente e coerente”. Para a professora, a escolha de um método foi a parte mais difícil no inicio de suas atividades letivas. Hoje, ela diz que se mantém atualizada, principalmente por revistas e jornais especializados e que procura ter uma metodologia comunicativa e dialogada em suas aulas. A professora disse, também, que a carga horária de Literatura é insuficiente (com apenas uma aula semanal), o que dificulta uma análise mais consistente das obras literárias.
                Durante a observação e co-participação nas aulas tivemos a possibilidade de nos confrontar com a realidade do Ensino Médio. Vimos que a clientela se difere bastante, em relação ao ensino fundamental, uma vez que são menos dependentes dos professores, apesar de mais críticos e questionadores.
                Durante a Regência de aula procuramos conciliar os conteúdos apreendidos no decorrer do curso com as orientações passadas pela professora Ivanilda. Trabalhamos com aula expositiva e dialogada, procurando considerar, a todo o momento, os conhecimentos prévios dos alunos. Visamos os debates e as expressões de idéias (tanto oral como por escrito), pois entendemos que a Literatura permite ao estudante refletir sobre questões próprias da condição humana – morte, amor, amizade, relações sociais – além de vivenciar realidades distantes no tempo e no espaço.  A literatura possibilita ao aluno conhecer melhor o mundo e a si mesmo, possui um papel humanizador, oportunizando os leitores a se tornarem mais conscientes de si e do mundo.
                A leitura literária na escola não possibilita apenas a fruição de textos, mas a instrumentalização do leitor para outras leituras, de onde surge a idéia de letramento. Nessa perspectiva, o ensino de Literatura tem por objetivo criar e mediar situações de aprendizagem, através da interação do aluno com o texto, ajudando-o a perceber e significar a estrutura da obra. Para que isso ocorra, é fundamental que o docente se valha de uma metodologia que contemple as especificidades da leitura literária.
Por isso, propomos a abordagem do texto através de diferentes etapas de percepção: ler, entender, interpretar e aplicar. Essas etapas foram organizadas de forma sucessiva, relacionadas entre si com coerência e apoiadas no caráter estético dos textos, concretizando-se em três diferentes momentos: motivação à leitura, leitura compreensiva e interpretativa do texto e transferência e aplicação de leitura. A motivação constitui uma estratégia ou atividade que visa a estimular e a sensibilizar o aluno para a leitura do texto. A leitura compreensiva e interpretativa caracteriza-se por propostas que permitam a apreensão do horizonte inscrito no texto, do qual o receptor faz parte, ou seja, a percepção e atribuição de sentido aos elementos do texto, pelo leitor, a partir de sua vivência e conhecimento. A transferência e a aplicação de leitura, finalmente, possibilitam ao aluno produzir seus próprios textos através de ações e linguagens variadas (dramatizações, organização de painéis, composição de narrativas e poemas, entre outros); constitui, enfim, a realização de atividades a partir da leitura e discussão do texto.
Ao fim do estágio percebemos que ainda temos um grande caminho pela frente, que se torna necessário pensar e repensar ações e metodologias que serão futuramente aplicadas em sala de aula. A prática, sem dúvida, esclarecerá ainda muitas dúvidas que surgirão.

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