Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



domingo, 12 de agosto de 2012

Luciane Maria Camargo Ferreira Ueda - Polo de Apiaí

Estágio Obrigatório em Literatura



Neste minicurso de Literatura notamos, que o nosso tema a respeito da Semana de Arte Moderna chamou bastante a atenção, pois, na medida em que os assuntos eram abordados os alunos faziam muitas indagações, querendo sempre mais detalhes. Na introdução, onde foram relembradas as escolas literárias anteriores ao “Modernismo”, foram levantados fatos históricos interessantes, quando a Vilma explanou sobre a escola Literária do Realismo e citou como exemplo o livro “Dom Casmurro” de Machado de Assis, despertou grande interesse e alguns disseram que iriam ler a obra para dar suas impressões, principalmente pelo fato de tentar desvendar o velho dilema se “Capitu” cometeu ou não adultério. O conteúdo embora tivesse sido bastante extenso, e com pouco tempo, acredito que, conseguimos concretizar o que realmente estávamos nos propondo a realizar. O minicurso foi importante, porque os cursistas demonstraram que não tinham o devido conhecimento a respeito do assunto, mas mesmo assim, realizaram prontamente as atividades propostas e assim, nos proporcionaram satisfação, principalmente quando nos perguntaram qual a faculdade que estávamos fazendo, como funcionava e como fariam para ter mais informações a respeito. Este minicurso particularmente me proporcionou uma volta ao passado, pois me vi novamente tendo aulas com minha professora de Literatura, relembrar todo esse conteúdo me reavivou na memoria quando cursava Magistério exatamente naquela sala, o mesmo conteúdo ao qual estávamos ministrando foi muito legal, pois voltou muita coisa a cabeça inclusive algumas palavras da professora Isabel. Comecei então a pensar na importância do papel do professor em sempre se colocar no lugar do aluno, e assim poder sempre estar se questionando a respeito dos conteúdos propostos, da metodologia de trabalho de estar surtindo efeito positivo ou não, ter assim, como referencial o aprendizado, tornando-o um cidadão crítico sabendo o que quer e onde pretende chegar.  Sabemos que tudo isso é muito bonito, porem difícil, mas sem idealismo e força de vontade não chegaremos a lugar algum. Com determinação e garra chegaremos lá. Afinal de contas se estamos conseguindo nos formar nesta conceituada Universidade, sabemos melhor do que ninguém, que está sendo através de muita persistência e idealismo, também sabemos que nada se consegue sem luta e esforço e se realmente nos propusermos a dar o melhor de nós como educador, conseguiremos chegar ao grande objetivo que é ser formadores de opinião.

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