Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Angela de Lima Ribeiro - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura



O Estágio Supervisionado em Literatura foi desenvolvido sob a forma de minicurso, e contou com a participação de alguns alunos do Ensino Médio da escola Estadual São Gabriel, localizada na cidade de São Gabriel do Oeste - MS. Os alunos envolvidos nesse processo de estágio participaram das aulas por espontânea e livre vontade, em horário diferente ao período em que os mesmos frequentam a escola. A colaboração e participação dos mesmos foram satisfatórias, e apesar de que alguns dos alunos participantes ainda não possuíssem conhecimentos sobre o Romantismo no Brasil, foi possível alcançar um bom rendimento e entendimento do conteúdo exposto e trabalhado durante o minicurso.
O trabalho de pesquisa e estudo referente a esse movimento literário foi desenvolvido com base em informações buscadas em livros didáticos e sites confiáveis na internet.  O planejamento das aulas e estudos tinha como objetivo fazer conhecer esse período literário pelo qual viveu o Brasil numa época em que havia clamores de independência cultural, política e econômica da colônia portuguesa, assim como toda uma luta social pela abolição da escravatura. Ou seja, além de construir junto aos alunos o conhecimento sobre a literatura do Romantismo no Brasil, objetivou-se fazer conhecer um pouco mais da história do nosso país.
Desenvolvemos conhecimentos sobre os principais autores e obras desse período literário, sendo possível vislumbrar como impregnava em suas obras o exagero dos sentimentos, fossem eles de patriotismo, do desejo de morte, de idealização da mulher amada, ou da preocupação com problemas sociais. A utilização de ferramentas como o data show possibilitou apresentar o conteúdo de maneira dinâmica e atrativa, pois com a produção de slides e vídeo retirado da internet, representou-se uma forma de envolver e despertar o interesse dos participantes. Além do trabalho com slides, vídeo e áudio, trabalhou-se com atividades escrita de interpretação e compreensão do conteúdo, de maneira que houvesse maior fixação da aprendizagem. Os resultados obtidos foram observados na participação da turma e no interesse que os mesmos demonstraram por meio do levantamento de hipóteses e opiniões a respeito do que foi trabalhado no minicurso.
Enfim, trabalhar o período do Romantismo no Brasil não foi apenas desenvolver o conhecimento da literatura do país num dado momento, mas representou um viajar no tempo e na história desse nosso Brasil tão rico e possuidor de uma cultura única e merecedora de todo respeito, estudo, conhecimento, admiração e consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário