Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Gislaine de Fátima Siqueira - Polo de Água Clara


O estágio realizado por mim na E.E.Marechal Castelo Branco situado no município de Água Clara –MS sendo o mesmo realizado desde o dia 04/05/20012 até o dia 06/06/2012, no período matutino e vespertino em salas do Ensino Médio do 1º ao 3º ano, sendo que em ambos os períodos e salas foram trabalhadas atividades correlatas às atividades de Língua Portuguesa e Literatura. Foram desenvolvidas atividades de observação, participação e regência da rotina escolar, O estágio fora relevante e de suma importância no aprimoramento de meus conhecimentos e o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Foi um período em que buscamos vincular os aspectos teóricos com aspectos práticos.
 O exercício da Prática leva o professor à consciência e responsabilidade da bagagem cultural, social e cognitiva dos alunos. Foi de grande valia os conhecimentos adquiridos durante o Curso de Letras foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado, sobretudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade.
O Estágio Supervisionado é uma atividade de extrema importância na formação inicial do professor, logo que, é o momento em que estagiários vivenciam as mais diversas situações do contexto escolar: o trabalho em sala de aula; a interação professor/aluno; os métodos de avaliação do professor; os recursos utilizados pelos professores. “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. a escola possui suporte e estrutura adequados para o atendimento de alunos de inclusão, pois o aluno diante de sua necessidade especial tem todo o apoio e recurso necessário disponíveis. Durante o período em que permaneci na escola, realizei atividades em salas de aula do ensino médio no período matutino e no período vespertino, onde pude interagir com a direção, professores, funcionários e alunos, sendo desde o início até o fim de minha permanência bem acolhida e atendida com presteza por toda comunidade escolar, inclusive os alunos se dispuseram a colaborar em sala de aula, com participação e um bom comportamento. Tal experiência deu-me a oportunidade de observar, participar e reger no universo escolar e a compreender o efetivo papel do educador dentro do contexto escolar.

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