Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Elizabeth Cristina Bohrer - Polo de Rio Brilhante

Estágio Obrigatório em Literatura



             A disciplina de Estágio Obrigatório de Literatura UAB  I me permitiu rever a ação docente por meio de outras experiências vivenciadas com os conhecimentos obtidos na Universidade e em outros estágios anteriores. Esta experiência em sala de aula foi válida porque me serviu como um norte para o desenvolvimento de futuros professores com alunos do ensino médio.
          Nosso estágio ocorreu na Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, município de Rio Brilhante, sob a tutoria da professora Miriam Hammes. Ele foi realizado em forma de mini-curso para uma turma mista com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O espaço cedido para esta realização foi a biblioteca, local adequado e espaço suficiente para a acomodação de todos os alunos.  Todo o material preparado foi  analisado e corrigido com antecedência pela professora e orientadora do curso de Letras Patrícia Graciela da Rocha. Antes da realização deste estágio, fizemos o simulado desta regência, momento em que a professora Patrícia observou todo o conteúdo como também a metodologia dos trabalhos apresentados, onde ela anotou todos os possíveis erros e a necessidade da reformulação e colocação em ordem de alguns conteúdos. Esta simulação continha o Projeto de Leitura e os planos de aula. Este simulado de apresentação para a regência é de suma importância porque após a observação e os comentários feitos pela professora, nosso trabalho fica mais organizado e pronto a ser aplicado.
          Quanto minha postura na atuação como professora de Literatura para alunos do Ensino Médio foi gratificante, porque me senti realizada em conseguir aplicar o Projeto de Leitura de forma que todos os alunos puderam participar e apresentar seu trabalho em forma de resumo. A dinâmica que eu e minha colega Luciene usamos para a aplicação deste Projeto foi de explanar um pouco sobre a vida de José de Alencar e demonstrar a importância de suas obras para nossa Literatura Romântica. Explanamos também a importância da obra “Iracema” e de como ela é cobrada nas provas do ENEM e em  vestibulares,  o que despertou o interesse para realizar a leitura da obra e depois a apresentação para a turma. Além do conhecimento que os alunos deste curso adquiriram, também foram certificados com produto fornecido pela própria Escola. Toda experiência que eu adquiri durante a elaboração deste projeto quanto a aplicação do mesmo me serviu de base para realizar outros projetos de leitura.
Sobre o resultado da aplicação do simulado, me deixou satisfeita, porque a maioria dos alunos se sobre saíram bem. Tanto a leitura, a apresentação do resumo dos capítulos quanto o simulado ocorreu de forma tranqüila e o tempo estipulado também foi suficiente. Como nós fizemos esse estágio em dias alternados, corremos o risco dos alunos não retornarem para a apresentação dos seus capítulos e para a realização do simulado. Porém, fomos surpreendidas quando retornamos em uma semana e eles estavam la para apresentarem o seu trabalho.  Todos os grupos apresentaram seus capítulos em forma de seminário, de resumo, em que eles recontaram a história dos capítulos lidos. Das quatro horas aulas, duas horas foram usadas para apresentação do seminário, resumo e quarenta minutos para fazerem o simulado que logo foi corrido e entregue para eles. Após o término de tudo isso, comemoramos com um Coffee Break oferecido pela escola. Me senti muito feliz também por receber de volta todo o carinho daqueles alunos como também a certeza de que todo o conteúdo repassado vai servir de base para a realização das provas do ENEM e a realização de futuros vestibulares nas questões de literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário