Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Onivan de Lima Correa - Polo de São Gabriel do Oeste

Estágio Obrigatório em Literatura

 
A função da literatura é formar a criança e adolescente em um adulto capaz de enfrentar a vida. DIAS nos diz que “A literatura, nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação”. (DIAS, Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/literatura/a-importancia-literatura-brasileira.htm)
A Literatura é essencial para despertar o interesse pelo conhecimento e o despertar pela leitura que é um elemento fundamental para o processo do ensino e aquisição do conhecimento.
Desenvolver o estágio de Literatura foi desafiador diante da falta de conhecimento que temos da literatura brasileira.
No momento da escolha do módulo não tínhamos clareza da importância desse período da nossa literatura, mas com o passar do tempo vimos que o desafio seria maior diante da importância que o Romantismo representa para o desenvolvimento e o reconhecimento da cultura brasileira.
O momento da observação foi fundamental para conhecermos a participação dos alunos/cursistas e como intervir diante de algumas situações na turma. Além disso, a observação é uma situação em que podemos ter clareza de nosso papel e ocasião para conhecer os estudantes da escola, e a própria realidade escolar que interfere no trabalho a ser desenvolvido.
Para elaborar os planos tivemos que nos encontrar várias vezes para definirmos responsabilidades e decidirmos o que seria trabalhado em cada plano. Tivemos várias dúvidas sobre quais textos escolher para chamar atenção dos cursistas e provocar o gosto pela leitura e a referida escola literária. No decorrer da elaboração e da definição dos planos a Professora responsável pelo estágio interviu de várias formas.
No momento de executar os planos foi muito tranquilo, pois já trabalhei durante 1 ano como professor de Literatura no Ensino Médio e com isso senti a vontade, pois tenho bastante conhecimento do período do Romantismo.
Durante o minicurso os cursistas participaram bastante e buscamos despertar o interesse e mostrar a eles a importância da Literatura.
O estágio supervisionado na formação de professores é essencial em que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida desses profissionais. Este é um momento na formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação.
DIAS, Welinton Júnior. A importância da Literatura Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário