A regência de Língua Portuguesa foi
realizada em forma de minicurso em duas turmas, uma das turmas no período da
manhã, com sete alunos e outra no
período da tarde, com 3 alunos, alunos
esses de 2º e 3º anos do Ensino médio.
Iniciamos a regência com um grande
desafio, dividir o tempo de atuação entre quatro estagiários, na última
regência éramos dois. Com isso precisamos de uma adaptação maior para que todos
participassem e interagissem com os alunos de maneira igualitária para que
pudéssemos alcançar nossos objetivos.
Foi perceptível a integração do
primeiro grupo de alunos com o grupo de professores, deixando-nos mais a
vontade e podendo assim repassar o conteúdo de maneira prazerosa. Deixei a sala
satisfeita, pois os alunos nos mostraram interesse ao material que preparamos
atingindo assim nossos objetivos.
A segundo turma já teve alguns
fatores que tornou nossa regência desfavorável em relação à primeira: grupo
muito pequeno com apenas três alunos, tendo então mais estagiário que aluno,
outro fator foram às características do grupo de alunos sendo eles sem
conhecimentos prévios e apáticos.
Quando saí para o intervalo, deixei a sala sem perspectiva de atingir
qualquer que seja o objetivo daquela aula, conversei com os colegas para que
pudéssemos acelerar mais, não o conteúdo, mas os questionamentos. Voltamos para
a sala e partimos do zero, simplificamos exemplos, utilizamos palavras, frases
de coisas, fatos e acontecimentos do momento. Utilizamos um linguajar mais
descontraído, aí sim tivemos um pequeno retorno, algumas palavras e alguns
sorrisos da turma.
Concluo com isso que o maior conhecimento que passamos e adquirimos foi o conhecimento da mudança
necessária e imediata, essa mudança que muitos educadores têm receio de fazer .
Defino que o que preparamos não é
só para o dia, temos que saber que
mudanças podem ser um diferencial marcado para sempre em nossas vidas ou de
nossos alunos.
Esse momento que passei durante a preparação,
a execução e a regência no estágio fez com que eu tenha certeza daquilo que
acredito e espero da educação. É muito bom transmitir e mediar conhecimento ao
próximo, o retorno e a gratidão dos alunos não tem preço.
Sempre busco
o envolvimento de todos nas atividades, mesmo aqueles alunos dispersos que
apresentavam dificuldades de se interagirem na realização das atividades
propostas e isso foi nosso grande desafio.
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