Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Simone Cristina Aleixo - Polo de Apiaí


            A regência de Língua Portuguesa foi realizada em forma de minicurso em duas turmas, uma das turmas no período da manhã,  com sete alunos e outra no período da tarde,  com 3 alunos, alunos esses de 2º e 3º anos do Ensino médio.
            Iniciamos a regência com um grande desafio, dividir o tempo de atuação entre quatro estagiários, na última regência éramos dois. Com isso precisamos de uma adaptação maior para que todos participassem e interagissem com os alunos de maneira igualitária para que pudéssemos alcançar nossos objetivos.
            Foi perceptível a integração do primeiro grupo de alunos com o grupo de professores, deixando-nos mais a vontade e podendo assim repassar o conteúdo de maneira prazerosa. Deixei a sala satisfeita, pois os alunos nos mostraram interesse ao material que preparamos atingindo assim nossos objetivos.
           A segundo turma já teve alguns fatores que tornou nossa regência desfavorável em relação à primeira: grupo muito pequeno com apenas três alunos, tendo então mais estagiário que aluno, outro fator foram às características do grupo de alunos sendo eles sem conhecimentos prévios e apáticos.
        Quando saí para o intervalo, deixei a sala sem perspectiva de atingir qualquer que seja o objetivo daquela aula, conversei com os colegas para que pudéssemos acelerar mais, não o conteúdo, mas os questionamentos. Voltamos para a sala e partimos do zero, simplificamos exemplos, utilizamos palavras, frases de coisas, fatos e acontecimentos do momento. Utilizamos um linguajar mais descontraído, aí sim tivemos um pequeno retorno, algumas palavras e alguns sorrisos da turma.
        Concluo com isso que o maior conhecimento que passamos e  adquirimos foi o conhecimento da mudança necessária e imediata, essa mudança que muitos educadores têm receio de fazer .
        Defino que o que preparamos não  é só  para o dia, temos que saber que mudanças podem ser um diferencial marcado para sempre em nossas vidas ou de nossos alunos. 
             Esse momento que passei durante a preparação, a execução e a regência no estágio fez com que eu tenha certeza daquilo que acredito e espero da educação. É muito bom transmitir e mediar conhecimento ao próximo, o retorno e a gratidão dos alunos não tem preço.
           Sempre busco o envolvimento de todos nas atividades, mesmo aqueles alunos dispersos que apresentavam dificuldades de se interagirem na realização das atividades propostas e isso foi nosso grande desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário