Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alessandra Pereira Fogaça - Polo de Apiaí


No estágio de língua portuguesa, primeiramente começamos com as etapas de observação e co-participação, onde observamos como era o andamento da escola nos dias de aula, depois começamos a participar da aula e ajudar a professora no que era possível.
Após essas etapas, começamos o período da preparação das aulas, para o minicurso que iríamos dar.
Os planos foram elaborados de maneira que os alunos observassem, aprendessem de forma criativa, levando em consideração o enriquecimento das possibilidades de uso, compreensão e interpretação dos textos propostos
Procuramos passar aos alunos, que todos possuíam um saber, e se compartilhado gerava um novo saber, e a aprendizagem fluía de forma significativa.
Para a boa compreensão, escolhemos textos de diferentes gêneros, para aumentar ainda mais o universo do aluno. Além disso, variamos no assunto, apesar de cada texto manter vínculo com o tema que estava sendo trabalhado. Nossa preocupação foi não cair na monotonia e ampliar a visão de mundo do aluno, fornecendo-lhe instrumentos para análise, crítica e posicionamentos.
O trabalho com a produção de textos tem como finalidade, formar escritores competentes, capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes no Enem.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um escritor competente,é alguém que ao produzir um discurso,conhecendo possibilidades que estão postas culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele  que for apropriado a seus objetivos e a circunstâncias  enunciativas em questão.Por exemplo,se o que deseja é convencer ,o leitor ou escritor competente, selecionará um gênero que lhe possibilite a produção de um texto dominantemente argumentativo.
Um escritor competente é alguém que planeja o discurso, e conseqüentemente o texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, sem desconsiderar as características específicas do gênero.
A construção de qualquer carreira depende de uma base sólida. No caso de docência, a construção de tal base, se inicia durante o curso de licenciatrura, e tem como uma de suas principais etapas é o Estágio Curricular Supervisionado( SOARES).
 Enfim foi um dia de muito aprendizado, pois trouxe muitos benefícios para os alunos e para nós futuros profissionais na área de língua portuguesa.

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