A
Escola São Gabriel está localizada no centro da cidade, observei de uma forma geral disciplina dos
alunos com a Escola e o comportamento com os professores, presenciei pais de
alunos em visita à escola, a direção da Escola não admite indisciplina e
bagunça o que me chamou a atenção por ser uma Escola do Estado, com os dados
coletados com as aulas de observação foi possível visualizar o comportamento
dos alunos em sala, de forma que as atividades foram ministradas sem maiores
interferências. Quanto ao método de avaliação optamos por trabalhos em grupo,
por considerar que possibilita ao aluno desenvolver o espírito colaborativo e a
socialização além de permitir a abrangência de todo conteúdo trabalhado, considerando
o número limitado de horas aula.
Apesar do cuidado com o conteúdo ministrado para os alunos que foi
Gêneros, senti que ainda houve dúvidas a respeito de Gêneros Textuais e Tipos,
Linguagem Verbal e Não-verbal observamos o trabalho com os textos de uma
maneira particular e com o objetivo especifico. Busca de uma reflexão através
de textos acerca das estruturas gramaticais, enfatizando sua funcionalidade e
levando à reflexão do uso de seleções e combinações, dentro de sistemas
disponíveis da língua, que possibilitam a montagem de textos e,
consequentemente, sua leitura. Uma proposta que aborda o estudo da gramática
conforme os PCNs, pois o objetivo é evidenciar o papel das estrutura
gramaticais na produção e atribuição de sentidos por meio de textos. O processo
comunicativo, a intencionalidade, os moldes textuais preexistentes e o uso da
seleção e combinação, tornando-os atos conscientes, frutos da reflexão. Nesse
sentido os PCNs diz:
A linguagem é considerada
aqui como a capacidade de articular significados coletivos e compartilhá-los,
em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as
necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer
ato de linguagem é a produção de sentido. (PCNEM:
linguagens, 1999, p. 13,14)
A
elaboração do plano de aula partiu do estágio de observação e das idéias da
professora regente, pois, o plano de aula foi realizado para o ensino regular,
portanto, teríamos que preparar um plano que estivesse de acordo com o
cronograma da professora regente e pela Escola.
Sendo
assim, os planos de aulas foram elaborados levando em consideração a proposta
da professora Sonia que sugeriu o trabalho com Gêneros Textuais e Linguagens
Verbais e Não verbais, uma proposta satisfatória para o ensino de Língua
Portuguesa no Ensino Médio, sabe-se que hoje um dos maiores desafios no que se
refere ao ensino da mesma é tornar nossos alunos leitores competentes e
consequentemente produtores de textos competentes, através de atividades
tiradas do livro didático e com textos complementares foi elaborada uma
apostila com uma breve reflexão nesse sentido, pois uma leitura fragmentada
deixa lacunas e nem sempre consegue conquistar realmente o leitor fazendo com
que o mesmo sinta vontade de ler.
Contudo,
a atuação em sala de aula foi possível refletir, analisar onde e como devo
melhorar, pois mesmo já tendo contato com o contexto escolar, o estágio é
sempre uma experiência diferente, onde o estagiário está sujeito a enfrentar
situações inesperadas muitas vezes. Durante o estágio foi possível, através das
reflexões diárias perceber estas questões, que no término das aulas me faziam
pensar e refletir sobre aquele momento vivenciado. De acordo com Weffort (1996,
p. 44),
“E, é
nessa tarefa de reflexão que o educador formaliza, dá forma, comunica o que
praticou, para assim pensar, refletir, rever o que sabe e o que ainda não
conhece o que necessita aprender e aprofundar em seu estudo teórico”.
Concluo, com a certeza de ter adquirido experiência a mais para minha
vida como pessoa, acadêmica e futura professora, tive a oportunidade de
vivenciar e aprender mais da Língua Portuguesa, principalmente no que se referem
os gêneros e linguagens, com isso conheci a realidade dos alunos do Ensino
Médio, sabendo que muitos ali já tem um ideal formado do que quer para sua vida
profissional, se preparando para a prova do ENEM e para futuramente cursar uma
faculdade, quanto a escola senti que se preocupa com projetos que ajuda a sanar
as dificuldades dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa. De modo geral é
possível verificar que toda equipe de funcionários e corpo docente está
comprometido com o projeto político pedagógico da escola.
Perante essa experiência do estágio devemos considerar que muitas de
nossas convecções foram repensadas e outras construídas, levando sempre em
consideração que um ensino de qualidade se constrói baseado em uma relação de
confiança entre: escola, professor e aluno. Observamos com muita tristeza que a
relação constituída por esse tripé, que deveria ser impreterivelmente de
confiança e respeito, infelizmente se vê afetada por comportamentos humanos que
fogem de uma conduta humanizadora, portanto, o professor deve possuir uma base
psicológica consistente para lidar com o dia a dia de sua profissão.
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