Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rosilene Ferreira de Araujo - Polo de São Gabriel do Oeste



A Escola São Gabriel está localizada no centro da cidade,  observei de uma forma geral disciplina dos alunos com a Escola e o comportamento com os professores, presenciei pais de alunos em visita à escola, a direção da Escola não admite indisciplina e bagunça o que me chamou a atenção por ser uma Escola do Estado, com os dados coletados com as aulas de observação foi possível visualizar o comportamento dos alunos em sala, de forma que as atividades foram ministradas sem maiores interferências. Quanto ao método de avaliação optamos por trabalhos em grupo, por considerar que possibilita ao aluno desenvolver o espírito colaborativo e a socialização além de permitir a abrangência de todo conteúdo trabalhado, considerando o número limitado de horas aula.
 Apesar do cuidado com o conteúdo ministrado para os alunos que foi Gêneros, senti que ainda houve dúvidas a respeito de Gêneros Textuais e Tipos, Linguagem Verbal e Não-verbal observamos o trabalho com os textos de uma maneira particular e com o objetivo especifico. Busca de uma reflexão através de textos acerca das estruturas gramaticais, enfatizando sua funcionalidade e levando à reflexão do uso de seleções e combinações, dentro de sistemas disponíveis da língua, que possibilitam a montagem de textos e, consequentemente, sua leitura. Uma proposta que aborda o estudo da gramática conforme os PCNs, pois o objetivo é evidenciar o papel das estrutura gramaticais na produção e atribuição de sentidos por meio de textos. O processo comunicativo, a intencionalidade, os moldes textuais preexistentes e o uso da seleção e combinação, tornando-os atos conscientes, frutos da reflexão. Nesse sentido os PCNs diz:

A linguagem é considerada aqui como a capacidade de articular significados coletivos e compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido.                                                         (PCNEM: linguagens, 1999, p. 13,14)

A elaboração do plano de aula partiu do estágio de observação e das idéias da professora regente, pois, o plano de aula foi realizado para o ensino regular, portanto, teríamos que preparar um plano que estivesse de acordo com o cronograma da professora regente e pela Escola.
 Sendo assim, os planos de aulas foram elaborados levando em consideração a proposta da professora Sonia que sugeriu o trabalho com Gêneros Textuais e Linguagens Verbais e Não verbais, uma proposta satisfatória para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, sabe-se que hoje um dos maiores desafios no que se refere ao ensino da mesma é tornar nossos alunos leitores competentes e consequentemente produtores de textos competentes, através de atividades tiradas do livro didático e com textos complementares foi elaborada uma apostila com uma breve reflexão nesse sentido, pois uma leitura fragmentada deixa lacunas e nem sempre consegue conquistar realmente o leitor fazendo com que o mesmo sinta vontade de ler.
 Contudo, a atuação em sala de aula foi possível refletir, analisar onde e como devo melhorar, pois mesmo já tendo contato com o contexto escolar, o estágio é sempre uma experiência diferente, onde o estagiário está sujeito a enfrentar situações inesperadas muitas vezes. Durante o estágio foi possível, através das reflexões diárias perceber estas questões, que no término das aulas me faziam pensar e refletir sobre aquele momento vivenciado. De acordo com Weffort (1996, p. 44),

 “E, é nessa tarefa de reflexão que o educador formaliza, dá forma, comunica o que praticou, para assim pensar, refletir, rever o que sabe e o que ainda não conhece o que necessita aprender e aprofundar em seu estudo teórico”.

Concluo, com a certeza de ter adquirido experiência a mais para minha vida como pessoa, acadêmica e futura professora, tive a oportunidade de vivenciar e aprender mais da Língua Portuguesa, principalmente no que se referem os gêneros e linguagens, com isso conheci a realidade dos alunos do Ensino Médio, sabendo que muitos ali já tem um ideal formado do que quer para sua vida profissional, se preparando para a prova do ENEM e para futuramente cursar uma faculdade, quanto a escola senti que se preocupa com projetos que ajuda a sanar as dificuldades dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa. De modo geral é possível verificar que toda equipe de funcionários e corpo docente está comprometido com o projeto político pedagógico da escola.
Perante essa experiência do estágio devemos considerar que muitas de nossas convecções foram repensadas e outras construídas, levando sempre em consideração que um ensino de qualidade se constrói baseado em uma relação de confiança entre: escola, professor e aluno. Observamos com muita tristeza que a relação constituída por esse tripé, que deveria ser impreterivelmente de confiança e respeito, infelizmente se vê afetada por comportamentos humanos que fogem de uma conduta humanizadora, portanto, o professor deve possuir uma base psicológica consistente para lidar com o dia a dia de sua profissão.

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