O estágio é um processo de
aprendizagem imprescindível para nós estudantes que almejamos estar preparados
para encarar os desafios de uma carreira. Está no estágio a chance de assimilar
a teoria e a prática, aprender as particularidades da profissão e conhecer a
realidade do dia-a-dia.
A Escola Antônia Batista
Calazans Luz, foi escolhida para a realização do meu
Estágio de Língua Portuguesa II. Estagiei no ensino médio e concluí as etapas
de observação, co-participação e regência.
As etapas de observação e co-participação foram muito
importantes porque elas me acrescentaram conhecimentos. Nestas etapas, percebi
muito desinteresse por parte dos alunos, talvez seja por que estejam numa fase
considerada “crítica”. Com certeza estão desprezando uma oportunidade de
aprender muitas coisas boas e que, mais pra frente sentirão na pele o que acham
perda de tempo, ou seja, obter conhecimentos.
Na etapa da simulação foi bom para aperfeiçoar os
conhecimentos. Esta etapa nos faz perceber que por mais que o trabalho esteja bom,
sempre terá novas ideias, seja para colocar ou retirar algo que está no lugar
errado e assim, consequentemente nos fazendo entender que podemos fazer além,
ser mais produtivos e criativos.
Em relação ao grupo de alunos do minicurso, de manhã
tinha sete alunos e eles estavam entre o primeiro e o terceiro ano. Considerei
o nível de conhecimentos deles bom. À tarde foram três alunos, os quais fazem o
primeiro ano. Achei o nível de conhecimentos deles fraco.
A elaboração dos planos foi feito de forma estudada,
ou seja, seguimos o tema proposto e o alvo, que no caso era os alunos do ensino
médio, então procuramos fazer da melhor maneira possível para que tivesse
aceitabilidade, assim, como também eficácia. A apostila também, sendo ela
atrelada ao plano, foi feita com muito capricho para que tanto a professora
quantos os alunos gostassem.
A regência foi tranquila, não precisamos mudar de
estratégias durante a aula e o material foi suficiente. Percebi que os alunos,
principalmente no período da manhã, gostaram muito da aula, se mostraram muito
interessados no assunto abordado, e sempre falavam que deveria ter mais
minicursos como este.
Como professora de Língua Portuguesa no ensino médio
me senti satisfeita, pois o trabalho estava sendo cumprido da melhor forma
possível. Também pude perceber nesta etapa, a qual é a reta final para terminar
o curso, qual é o caminho que pretendo seguir.
Encontrei dificuldades no sentido de que, como éramos
quatro, obviamente cada um tem a sua forma de lecionar, então achei que não
tinha espaço para todos nós.
Enfim, todas as etapas do estágio foram
produtivas e me deixou pronta para enfrentar os desafios da minha futura
profissão, gerando boas expectativas de sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário