Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sandra Eliane Aparecido - Polo de Apiaí


O estágio é um processo de aprendizagem imprescindível para nós estudantes que almejamos estar preparados para encarar os desafios de uma carreira. Está no estágio a chance de assimilar a teoria e a prática, aprender as particularidades da profissão e conhecer a realidade do dia-a-dia.
A         Escola           Antônia         Batista           Calazans      Luz,    foi escolhida para a realização do meu Estágio de Língua Portuguesa II. Estagiei no ensino médio e concluí as etapas de observação, co-participação e regência.
As etapas de observação e co-participação foram muito importantes porque elas me acrescentaram conhecimentos. Nestas etapas, percebi muito desinteresse por parte dos alunos, talvez seja por que estejam numa fase considerada “crítica”. Com certeza estão desprezando uma oportunidade de aprender muitas coisas boas e que, mais pra frente sentirão na pele o que acham perda de tempo, ou seja, obter conhecimentos.
Na etapa da simulação foi bom para aperfeiçoar os conhecimentos. Esta etapa nos faz perceber que por mais que o trabalho esteja bom, sempre terá novas ideias, seja para colocar ou retirar algo que está no lugar errado e assim, consequentemente nos fazendo entender que podemos fazer além, ser mais produtivos e criativos.
Em relação ao grupo de alunos do minicurso, de manhã tinha sete alunos e eles estavam entre o primeiro e o terceiro ano. Considerei o nível de conhecimentos deles bom. À tarde foram três alunos, os quais fazem o primeiro ano. Achei o nível de conhecimentos deles fraco.
A elaboração dos planos foi feito de forma estudada, ou seja, seguimos o tema proposto e o alvo, que no caso era os alunos do ensino médio, então procuramos fazer da melhor maneira possível para que tivesse aceitabilidade, assim, como também eficácia. A apostila também, sendo ela atrelada ao plano, foi feita com muito capricho para que tanto a professora quantos os alunos gostassem.
A regência foi tranquila, não precisamos mudar de estratégias durante a aula e o material foi suficiente. Percebi que os alunos, principalmente no período da manhã, gostaram muito da aula, se mostraram muito interessados no assunto abordado, e sempre falavam que deveria ter mais minicursos como este.
Como professora de Língua Portuguesa no ensino médio me senti satisfeita, pois o trabalho estava sendo cumprido da melhor forma possível. Também pude perceber nesta etapa, a qual é a reta final para terminar o curso, qual é o caminho que pretendo seguir.
Encontrei dificuldades no sentido de que, como éramos quatro, obviamente cada um tem a sua forma de lecionar, então achei que não tinha espaço para todos nós.
Enfim, todas as etapas do estágio foram produtivas e me deixou pronta para enfrentar os desafios da minha futura profissão, gerando boas expectativas de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário