Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Wellington Alves do Rosário - Polo de Camapuã


Mais uma vez vivenciei o estágio na escola estadual Camilo Bonfim nos dia 23 e 24 de abril de 2012, trabalhamos com dois grupos de aproximadamente 15 alunos cada grupo, que a princípio ficaram meio inibidos, mas logo se soltaram.
O grupo de alunos o qual ministramos a nossa regência foi de alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, e estes freqüentaram com assiduidade as nossas aulas demonstrando bastante interesse e sempre participando com desenvoltura das mesmas.
A referida escola é uma das referenciais de ensino em de Camapuã – MS, sendo uma escola onde a classe predominante é a classe média alta. A escola nos ofereceu todas as comodidades necessárias para que pudéssemos realizar o nosso estágio com perfeição, haja vista, que essa é uma escola ampla e muito bem organizada com salas bem arejadas, algumas já com ar condicionado, sala de tecnologia, biblioteca bem equipada, quadra coberta, sala de vídeo e etc. Neste estágio pude contemplar com fascínio o interesse de cada aluno, e ver como é gratificante a profissão de professor, como é interessante a arte de ensinar, e com isso me veio à memória de como esse profissional é tão importante na vida escolar de alguém e ao mesmo tempo desvalorizado, pois todo profissional seja ele médico, engenheiro, farmacêutico tem que passar pelas mãos de um professor. Você já parou para pensar nisso? Eu já, e isso me frustra muito, pois estudamos 04 anos para não sermos valorizados como merecemos ser. Eu torço para que essa situação um dia mude.
Quanto a elaboração do conteúdo, não foi tão fácil de prepará-lo como também não foi nos estágios anteriores, iniciamos então com a captação de material para a elaboração dos planos de aula, através de pesquisas na internet, e assim montamos a nossa metodologia de trabalho, também buscamos, conteúdos referentes aos temas propostos, nos livros didáticos e junto a nossa orientadora Daniela, que não mediu esforços e nos auxiliou. Trabalhamos muito, pois sempre queremos preparar o melhor, encaminhamos muitos e-mails a nossa orientadora, para que fizesse as devidas correções e pudéssemos vencer mais essa etapa, enfim vencemos. Sabemos que nós, como professores devemos ser atuantes e reflexivos devendo estar sempre em constate aprendizagem procurando mudar as nossas concepções à medida que o mundo vai se evoluindo, nunca deixando de estudar para que os nossos conhecimentos não se tornem remotos ou defasados.
Seguimos para a prática em sala de aula como regentes e como sempre com um frio na barriga, mas confiantes. A execução destes planejamentos em sala de aula superou as nossas expectativas, pois fomos surpreendidos pelos alunos que mostraram bastante interessados e participaram muito no andamento das aulas, que por sinal foram muito dinâmicas e causou muito riso, pois um de nossos temas tratou das variantes lingüísticas então levamos um texto caipira para ser trabalhando em sala “causo mineiro” e uma imagens de um pão francês com as suas variantes regionais, e eles liam e davam cada gargalhada, achei muito gratificante tivemos muito trabalho, mas conseguimos concluir com êxito, valeu a pena todos os nossos esforços para desenvolver esse material. Estas aulas foram ministradas em dois dias, totalizando 08 horas aula.
Eu terminei este estágio muito contente e aliviado, parecia que eu tinha retirado das minhas costas um peso enorme. Enfim eu achei muito importante a realização deste estágio assim como dos estágios já realizados, pois é através destes é que conseguimos visualizar a verdadeira face do trabalho de um professor que até então tínhamos visto somente na teoria, ou seja, como seriam o trabalho em sala de aula, seus pontos negativos e positivos. Quanto ao medo de me apresentar em público que tinha nos estágios anteriores, desapareceu, graças a muitos incentivos e força vinda da parte da minha tutora Daniela. Hoje posso contemplar mais uma conquista, em minha vida que é a superação do medo de falar em publico, graças aos estágios supervisionados. Por isso digo que o estágio é muito importante em um curso seja ele técnico ou superior, sendo este uma perspectiva de desenvolvimento para um futuro profissional promissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário