Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Angela de Lima Ribeiro - Polo de São Gabriel do Oeste


Toda ação implica em uma reação, e participar como estagiária nesse estágio de Língua Portuguesa II representou não somente uma etapa que com muito esforço foi cumprida, mas sim, uma conquista a mais na minha própria formação docente, pois ao lançar-me a essa ação, a mesma resultou-me em reação, e posso dizer que a reação foi justamente o sentimento de avanço e maior firmeza naquilo que busquei durante toda a graduação: o ser professor, ser que não se forma da noite para o dia, ou que se forma apenas na faculdade, mas acima de tudo um ser em constante transformação e evolução.
É assim que me sinto, uma acadêmica, já professora, que se forma e se transforma, bem como continuará se transformando ao permear novas experiências relacionadas à área estudantil.
Estagiar com os alunos do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa foi bastante proveitoso e produtivo, apesar de que os conteúdos dispostos não representaram novidade para os alunos, pois nossa atuação significou mais um reforço no conhecimento daquilo que os mesmos já haviam tido acesso.
Trabalhamos questões sobre Língua e Linguagem associada a conhecimentos sobre as várias esferas de circulação dos Gêneros Textuais. No planejamento das aulas que apresentaríamos minha colega de estágio e eu procuramos levar tais conteúdos de maneira dinâmica e envolvente, pois como dito anteriormente, aos alunos não lhes seria novidade o que estaríamos dispondo em relação ao conteúdo. Buscamos fornecer os conteúdos utilizando-se de ferramentas de apoio como apresentação de slides no data show, vídeos e áudio.
Aos olhos dos alunos, tudo aquilo que já lhes era familiar, em se tratando de conteúdo, soou como algo novo e atraente, pois obtivemos grande participação dos mesmos durante a execução dos planos de aula, e o fato de sermos consideradas visitas na sala de aula deles, também creio que tenha representado algo com um gostinho de novidade, o que auxiliou no despertar do interesse em participar mais das aulas.
 Percebi que os alunos, seja em qual série for, gostam muito de se envolver em atividades de valor lúdico, como aconteceu em nossas aulas com o engajamento dos mesmos em realizar produções utilizando-se de papel e materiais necessários, como canetões, régua, lápis de cor, cola, revistas, e outros. Ao possibilitar-lhes quebrar um pouco a rotina de caderno -livro didático -giz e quadro, deu-se aos alunos maior liberdade de expressão e criação, bem como de abertura a construir o aprendizado, ou melhor, fixá-lo, de maneira diferente e descontraída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário