Toda ação implica em
uma reação, e participar como estagiária nesse estágio de
Língua Portuguesa II representou não somente uma etapa que com muito esforço
foi cumprida, mas sim, uma conquista a mais na minha própria formação docente, pois
ao lançar-me a essa ação, a mesma resultou-me em reação, e posso dizer que a
reação foi justamente o sentimento de avanço e maior firmeza naquilo que busquei
durante toda a graduação: o ser professor, ser que não se forma da noite para o
dia, ou que se forma apenas na faculdade, mas acima de tudo um ser em constante
transformação e evolução.
É
assim que me sinto, uma acadêmica, já professora, que se forma e se transforma,
bem como continuará se transformando ao permear novas experiências relacionadas
à área estudantil.
Estagiar
com os alunos do Ensino Médio na área de Língua Portuguesa foi bastante
proveitoso e produtivo, apesar de que os conteúdos dispostos não representaram
novidade para os alunos, pois nossa atuação significou mais um reforço no
conhecimento daquilo que os mesmos já haviam tido acesso.
Trabalhamos
questões sobre Língua e Linguagem associada a conhecimentos sobre as várias
esferas de circulação dos Gêneros Textuais. No planejamento das aulas que apresentaríamos
minha colega de estágio e eu procuramos levar tais conteúdos de maneira
dinâmica e envolvente, pois como dito anteriormente, aos alunos não lhes seria
novidade o que estaríamos dispondo em relação ao conteúdo. Buscamos fornecer os
conteúdos utilizando-se de ferramentas de apoio como apresentação de slides no
data show, vídeos e áudio.
Aos
olhos dos alunos, tudo aquilo que já lhes era familiar, em se tratando de
conteúdo, soou como algo novo e atraente, pois obtivemos grande participação
dos mesmos durante a execução dos planos de aula, e o fato de sermos
consideradas visitas na sala de aula deles, também creio que tenha representado
algo com um gostinho de novidade, o que auxiliou no despertar do interesse em participar
mais das aulas.
Percebi que os alunos, seja em qual série for,
gostam muito de se envolver em atividades de valor lúdico, como aconteceu em
nossas aulas com o engajamento dos mesmos em realizar produções utilizando-se
de papel e materiais necessários, como canetões, régua, lápis de cor, cola,
revistas, e outros. Ao possibilitar-lhes quebrar um pouco a rotina de caderno -livro
didático -giz e quadro, deu-se aos alunos maior liberdade de expressão e
criação, bem como de abertura a construir o aprendizado, ou melhor, fixá-lo, de
maneira diferente e descontraída.
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