Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Walquíria Lima Domingos - Polo de São Gabriel do Oeste


Fiquei preocupada em relação aos conteúdos, pois tivemos que modificar totalmente nossos planos de aula. Porém, conseguimos superar essa dificuldade e o planejamento foi realizado e aplicado do modo que esperávamos.
Para a preparação do nosso plano de aula realizamos pesquisas com o intuito de oferecer aos alunos um aprendizado eficaz, pois eles precisam de bagagem para realizar o ENEM, que era o tema do nosso estágio. Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar as questões de provas anteriores do ENEM, nos preocupando para que o conteúdo não ficasse repetitivo, pois todos os grupos de estagiários trabalharam atividades do ENEM. Buscamos elaborar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade dos alunos e que fossem dinâmicas.
Assim, os alunos interagiram com os temas abordados e realizaram as atividades com êxito, o que nos surpreendeu e nos deixou satisfeitas com os resultados.
Entendi com o estágio de Língua Portuguesa II que minha visão a respeito das práticas pedagógicas dos professores mudou. Com a observação e co-participação das aulas, comecei a refletir mais sobre as minhas ações em sala de aula e a questionar que atitudes eu teria se estivesse no lugar daquele professor. Também observei que os professores carecem ter perceptibilidade e consciência sobre seus atos em sala de aula e no meio social onde se inserem. Vejo que a educação precisa ser uma prática humanizadora, possibilitando ao aluno desenvolver, além de suas habilidades intelectuais, seu pensamento crítico-social, sua moral, sua cidadania. Onde a escola necessita prover aos seus alunos um ambiente favorável às diferenças e as desigualdades, um ambiente inclusivo, em que os alunos aprendam a conviver e a respeitar as diferenças físicas, sociais, culturais e econômicas. Consequentemente, tanto o conteúdo quanto a metodologia devem ser pensados de acordo com a realidade de mundo do aluno, dialogando sempre de acordo com a linguagem deles.
Por tudo que foi notado no transcorrer do estágio, acredito que o mesmo foi de fundamental importância para a minha experiência como futura professora, pois acompanhei na prática o cotidiano de um professor em uma sala de aula, as dificuldades enfrentadas, as habilidades que são fundamentais para lidar com os alunos. A prática foi de suma importância para que eu tenha consciência da realidade dos alunos e dos professores das escolas, pois quando se analisa, adquiri-se experiência e quando se questiona, sanam-se dúvidas. Tive a grande oportunidade de agregar conhecimentos que serão fundamentais para o início de minha atuação docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário