Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mari Stela Pierdona Ramos - Polo de São Gabriel do Oeste


            Realizamos na Escola São Gabriel, no município de São Gabriel do Oeste sendo o mesmo realizado, no período noturno em salas de Ensino Médio de 1º ao 3º ano. Vale lembrar que a escola possui suporte e estrutura adequados para o atendimento de alunos com necessidades especiais, tendo apoio e recurso necessário disponíveis.
              Perceber que a mudanças que tem ocorrido no contexto social, escolar e dos alunos, e a escola precisam acompanhar essas mudanças, o professores têm procurado alternativas e desenvolvido projetos a fim de chamar a atenção dos alunos para a melhoria do ensino e a construção do conhecimento, valendo-se também do diálogo e parceria com os mesmos, provocando-os ao questionamento, instigando-os ao espírito crítico e fazendo-os enxergarem que fazem parte de uma sociedade, e que, portanto são cidadãos. Pude notar em sala de aula que a Língua Portuguesa tem esse valor imensurável na construção da cidadania e seu papel vai além dos muros da escola.

             Tudo fora de suma importância, pois se trata de uma oportunidade de formação
 um momento ativo e de atualização da prática pedagógica , onde confrontei –me com a realidade, assumi o papel ativo sendo agregados valores para minha formação docente, objetivando o crescimento pessoal e profissional.
              A disciplina de Estágio Supervisionado possibilitou-me repensar na ação docente através da união de experiências vividas por mim com os conhecimentos obtidos, pois o mesmo ajudou-me a inserir conhecimentos adquiridos e construídos durante a vida acadêmica que me serão válidos para aplicá-los em sala de aula como futuro profissional.
                   A formação do professor ultrapassa os limites da sala de aula e nem se concretiza de uma só vez, pois se trata de um processo contínuo, que não engessa e se estagna à conceitos teóricos adquiridos durante o curso superior, mas sim, é composto por um conjunto de experiências vividas e adquiridas através da relação intrínseca entre teoria e prática e toda a vivência profissional no decorrer dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário