Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lizangela Santana da Silva Lima - Polo de São Gabriel do Oeste


Na minha visão o Estágio Supervisionado é requisito imprescindível, que proporciona aos acadêmicos um contato com a realidade na qual o mesmo atuará. Realiza-se como um momento de análise de compreensão do contexto real da escola, sendo um elemento fundamental para a formação profissional. Sendo parte integrante do processo de formação inicial de cada individuo e constitui-se como o espaço, por excelência, da relação entre a teoria e a prática.
Senti-me muito feliz atuando como professora de Língua Portuguesa, mas sei da importância do estudo constante sobre essa atividade, sei também quão grande é a responsabilidade sobre este ofício. Para tanto, é obrigatório que estudemos cada vez mais. Nada vem de graça, só com muito esforço. Portanto, para ser bom professor, é preciso estudar muito, sempre, ininterruptamente. É necessário ser curioso e buscar, pelo menos para conhecimento, o que tem saído de material de referência na área.  Assim o Estágio Supervisionado é atividade de extrema importância na formação inicial do Professor. Dessa forma, em sua realização e desenvolvimento, acredito que seja de grande valia as vivencias as diversas situações do contexto escolar, o trabalho em sala de aula, a interação com os colegas desde a preparação da aula professor aluno, os métodos de avaliação de professor; os recursos técnicos utilizados etc. Na verdade existem muitos professores despreparados ministrando aulas, ao que tudo indica essas conseqüências tratam-se do reflexo da má formação acadêmica dos mesmos, assim como nos afirma Paulo Freire:

saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando e, na prática, procurar a coerência com este saber, me leva inapelavelmente à criação de algumas virtudes ou qualidades sem as quais aquele saber vira inautêntico, palavreado vazio e inoperante (2007, p. 62).    

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