Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Elizete Pereira da Silva - Polo de Camapuã


          Em face a regência, relativa ao estágio de Língua Portuguesa no Pólo de Camapuã/MS, do qual faço parte, posso agora dizer que o estado de regência nos abre espaço  para por em prática o que aprendemos  na teoria e no que acreditamos. Depois de estudar teorias e observar  aulas de outros professores temos a oportunidade de realizar nosso próprio trabalho. Isso significa ir em busca das melhores alternativas para ensinar, e saber que nem sempre todas as aulas serão como desejamos. Pode acontecer que  algumas aulas superem as expectativas, outras fiquem bem abaixo delas. O importante é aprender sempre: pois aprendemos com os alunos, com as aulas, com as nossas reflexões, e alterar sempre que for necessário, flexibilidade e criatividade são importantes para realizar um bom trabalho.
            Efetuamos nossas aulas de regência na E.E.Camilo Bofim, em forma de mini-curso, o qual foi muito bem aceito pelos alunos e nos possibilitou realizar as aulas de maneira livre para criarmos um ambiente proprio e que os alunos tiveram otima receptividade.
            Para mim, o estágio é de grande importância, primeiro por   nos   permitir     trabalhar
no contexto que, certamente, será o nosso dentro de algum tempo: a sala de aula. Deixamos  de imaginar como é trabalhar como professor e passamos a vivenciar essa situação. As descobertas, embora nem sempre agradáveis, nos fazem rever conceitos, perceber que é uma tarefa árdua, mas gratificante. Essas situações sãovitais para que possamos nos inserir em uma profissão conscientemente. A partir daí, não se trata mais de discutir acerca de uma sala de aula fictícia, pois estamos diante de uma verdadeira, enfrentamos seus problemas, tentamos solucioná-los. Entendemos  como  lecionar  é surpreendente, compreendemos que muitas vezes o planejado não é adequado, que estamos trabalhando com uma prática real, e o nosso rendimento depende exclusivamente da participação dos alunos, e quando a participação existe e o aprendizado é notório, é que sentimos a gratificação.

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