Em face a regência, relativa ao estágio de Língua Portuguesa
no Pólo de Camapuã/MS, do qual faço parte, posso agora dizer que o estado de
regência nos abre espaço para por em
prática o que aprendemos na teoria e no
que acreditamos. Depois de estudar teorias e observar aulas de outros professores temos a
oportunidade de realizar nosso próprio trabalho. Isso significa ir em busca das
melhores alternativas para ensinar, e saber que nem sempre todas as aulas serão
como desejamos. Pode acontecer que
algumas aulas superem as expectativas, outras fiquem bem abaixo delas. O
importante é aprender sempre: pois aprendemos com os alunos, com as aulas, com
as nossas reflexões, e alterar sempre que for necessário, flexibilidade e
criatividade são importantes para realizar um bom trabalho.
Efetuamos nossas aulas de regência na E.E.Camilo Bofim,
em forma de mini-curso, o qual foi muito bem aceito pelos alunos e nos
possibilitou realizar as aulas de maneira livre para criarmos um ambiente
proprio e que os alunos tiveram otima receptividade.
Para mim, o estágio é de grande
importância, primeiro por nos permitir
trabalhar
no contexto que,
certamente, será o nosso dentro de algum tempo: a sala de aula. Deixamos de imaginar como é trabalhar como professor e
passamos a vivenciar essa situação. As descobertas, embora nem sempre agradáveis,
nos fazem rever conceitos, perceber que é uma tarefa árdua, mas gratificante.
Essas situações sãovitais para que possamos nos inserir em uma profissão
conscientemente. A partir daí, não se trata mais de discutir acerca de uma sala
de aula fictícia, pois estamos diante de uma verdadeira, enfrentamos seus
problemas, tentamos solucioná-los. Entendemos
como lecionar é surpreendente, compreendemos que muitas
vezes o planejado não é adequado, que estamos trabalhando com uma prática real,
e o nosso rendimento depende exclusivamente da participação dos alunos,
e quando a participação existe e o aprendizado é notório, é que sentimos a
gratificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário