Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Elizabete Martins Pereira - Polo de Apiaí


Este estágio no Ensino Médio de Língua Portuguesa foi mais tranquilo, o mais trabalhoso foi a preparação do material didático a ser usado, o tema do nosso minicurso foi “Revisão de Provas anteriores do Enem” foi complicado escolher o que seria usado e o que seria descartado, porque tínhamos um vasto material de pesquisa disponível, então me perguntei : O que é mais interessante? Que tema vai ajudar o aluno quando prestar o exame?Onde o aluno encontrará mais dificuldade?
Então seguimos o caminho que nos foi mostrado por alguns professores na faculdade: Explorar os efeitos de sentido presente nos textos, e trabalhar os mais variados gêneros: charge, poema, crônica  , além de explorar as variações linguísticas . O material didático agradou os alunos e rendeu boas discussões em sala de aula.
Nos dois períodos tivemos um número pequeno de alunos, no período da manhã tinha quatro alunos: dois meninos e duas meninas , já no período da tarde ministramos aula para três meninos. No período da manhã conseguimos terminar a apostila,os alunos eram curiosos e participativos, quando se deparavam com alguma palavra diferente logo perguntavam e procuravam no dicionário o significado, os temas dos textos estudados renderam debates interessantes. Os alunos do período da tarde eram mais tímidos e demoraram um pouco a se soltar, mas se esforçaram para realizar as atividades propostas.
Este estágio de LP particularmente foi uma experiência maravilhosa, ao trabalharmos os efeitos de sentido dos textos podemos perceber várias interpretações, cada aluno viu de um jeito, e tinha argumentos para mostrar seu ponto de vista, além disso, os temas dos textos, principalmente sobre as variações linguísticas promoveram debates onde todos participaram. A única dificuldade é que na sala de aula havia alunos de séries diferentes, então enquanto alguns já tinham estudado certo tema, outros só estudariam no ano seguinte, mas mesmo assim todos fizeram as atividades propostas só que alguns tiveram mais dificuldades.
Com este estágio aprendi na prática o que já tinha aprendido na teoria: que a aula é feita pela interação entre aluno e professor. O aluno tem que ser ouvido, questionado, mas não em forma de cobrança e sim como uma conversa, uma troca de informações, a aula torna-se mais agradável e os alunos prestam mais atenção quando tem a chance de participar, quando tem voz. Pelo menos assim foi no estágio, e ao final os alunos agradeceram e disseram que irão lembrar-se de nós quando fizerem o ENEM, e para mim  isso foi muito gratificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário