Este estágio no Ensino Médio de Língua
Portuguesa foi mais tranquilo, o mais trabalhoso foi a preparação do material
didático a ser usado, o tema do nosso minicurso foi “Revisão de Provas
anteriores do Enem” foi complicado escolher o que seria usado e o que seria
descartado, porque tínhamos um vasto material de pesquisa disponível, então me
perguntei : O que é mais interessante? Que tema vai ajudar o aluno quando
prestar o exame?Onde o aluno encontrará mais dificuldade?
Então seguimos o caminho que nos foi
mostrado por alguns professores na faculdade: Explorar os efeitos de sentido
presente nos textos, e trabalhar os mais variados gêneros: charge, poema,
crônica , além de explorar as variações
linguísticas . O material didático agradou os alunos e rendeu boas discussões
em sala de aula.
Nos dois períodos tivemos um número
pequeno de alunos, no período da manhã tinha quatro alunos: dois meninos e duas
meninas , já no período da tarde ministramos aula para três meninos. No período
da manhã conseguimos terminar a apostila,os alunos eram curiosos e
participativos, quando se deparavam com alguma palavra diferente logo
perguntavam e procuravam no dicionário o significado, os temas dos textos
estudados renderam debates interessantes. Os alunos do período da tarde eram
mais tímidos e demoraram um pouco a se soltar, mas se esforçaram para realizar
as atividades propostas.
Este estágio de LP particularmente foi
uma experiência maravilhosa, ao trabalharmos os efeitos de sentido dos textos
podemos perceber várias interpretações, cada aluno viu de um jeito, e tinha
argumentos para mostrar seu ponto de vista, além disso, os temas dos textos,
principalmente sobre as variações linguísticas promoveram debates onde todos
participaram. A única dificuldade é que na sala de aula havia alunos de séries diferentes,
então enquanto alguns já tinham estudado certo tema, outros só estudariam no
ano seguinte, mas mesmo assim todos fizeram as atividades propostas só que
alguns tiveram mais dificuldades.
Com este estágio aprendi na prática o
que já tinha aprendido na teoria: que a aula é feita pela interação entre aluno
e professor. O aluno tem que ser ouvido, questionado, mas não em forma de
cobrança e sim como uma conversa, uma troca de informações, a aula torna-se
mais agradável e os alunos prestam mais atenção quando tem a chance de
participar, quando tem voz. Pelo menos assim foi no estágio, e ao final os
alunos agradeceram e disseram que irão lembrar-se de nós quando fizerem o ENEM,
e para mim isso foi muito gratificante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário