Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Eliza Regina de Vasconcelos Lopes - Polo de Camapuã


      O estágio para mim é onde de fato nós estudantes podemos demonstrar o que aprendemos na faculdade com nossos professores e também e o momento de saber se estamos preparados para enfrentar a profissão que escolhemos.
      Muitas das vezes enfrentamos essa etapa com receio, pois muitos de nós não temos a experiência da vivencia em sala de aula, e a realidade que deparamos é difícil de lidar, sentimos medo de errar, de falhar, esquecendo que essa fase é para isso mesmo, para possamos errar e superar o erro, aprendendo e crescendo com isso, sendo um incansável pesquisador e aprendiz.
      A escola onde realizei o estágio de Língua Portuguesa se chama Escola Estadual Camilo Bonfim e tem uma ligação muito forte com minha vida, pois desde o quinto ano até o segundo ano do magistério foi onde estudei. Houve grandes mudanças, ela se transformou na maior escola estadual do município, com a maior quantidade de alunos e servidores.  É uma escola que oferece uma ótima estrutura para seus alunos e professores trabalharem, possui salas arejadas, algumas com ar-condicionado, uma cozinha grande, onde são servidas as merendas nos três turnos de funcionamento, sala de tecnologia, sala de vídeo e equipamentos de multimídias para aulas diferenciadas, a maioria dos professores são concursados e graduados na sua área de trabalho.
      Nossos alunos desse ano são do Ensino Médio, a maioria são adolescentes que questionam muito, e gostam de aulas que prendam sua atenção, quando fomos nos apresentar para o minicurso nas salas junto com  diretora e a nossa tutora, a maioria gostou da ideia e deram o nome para participar, tivemos uma grande aceitação, pois já tínhamos realizado o minicurso de espanhol anteriormente. Como era previsto não foram todos que terminaram o curso, alguns desistiram, pois fazem cursinho a noite e tudo se tornou muito cansativo, outros foram persistentes e conseguiram chegar ao final do curso, a maioria dominam o conteúdo, porém, encontramos também aqueles que até hoje carregam consigo a dificuldade de ler e transmitir seus pensamentos através da escrita, posso dizer que são alunos educados e que buscam com o estudo crescer e muitas vezes mudar de vida.
      Buscamos elaborar planos que pudéssemos de fato realizar com nossos alunos de forma bem objetiva, buscando trabalhar o que nos foi designado pela professora.
      O planejamento é o instrumento que irá nos nortear dentro da sala, mostrando quais objetivos queremos alcançar com as metodologias e atividades desenvolvidas em sala, podemos recorrer a ele quando por algum motivo nos perdermos dentro da sala ou algo não esta saindo de acordo com nossa expectativa. O que eu percebo é que muitas vezes não conseguimos seguir ele totalmente a risca, pois surgem situações dentro da sala que devemos aproveitar e trabalhar diferenciado, fora do que está descrito no planejamento.
      É difícil você elaborar um planejamento sem conhecer a sua clientela e a realidade da sala, pois não conhecemos os alunos a fundo para saber se o que esta colocado para ser trabalhado com eles terá êxito ou não, através do estagio de observação pudemos ter um pequeno contato com as turmas para saber a realidade que iriamos enfrentar em nosso minicurso, isso foi muito importante na elaboração dos planos e na montagem do  material.
      As dificuldades encontradas na realização do minicurso realmente foi o tempo, pois como a maioria da minha turma trabalhamos durante o dia e muitos até a noite, então se torna difícil cumprir os horários e os dias necessários para realização do estagio supervisionado, alguns alunos também desanimam e desistem de participar, porque cansam de vir na escola e de estar dentro da sala, apesar de todas as dificuldades o saldo foi positivo, e todos conseguimos finalizar o projeto, isso também é importante, pois estamos finalizando o nosso curso e conforme o trabalho realizado na escola serve de apresentação para uma futura contratação e inicio a carreira docente.
      Os conteúdos aplicados eram um pouco mais difíceis e necessitavam de uma preparação maior de nossa parte para que pudéssemos explicar aos nossos alunos de forma tranquila e segura, lógico que sempre tem aquele medo de errar, mas já vindo de outros minicursos estou mais tranquila, e errar faz parte do aprendizado, com ele podemos reconstruir o nosso fazer e nossa metodologia de ensino.
      Acredito que todos os alunos quanto nos acadêmicos aprendemos muito durante o estágio, tanto em relação ao conteúdo quanto a realidade e expectativas dos nossos alunos quanto a vida e projetos futuros.
      Acho que podemos servir de exemplo para eles, na nossa turma temos jovens buscando construir uma realidade nova, participando de cursos, fazendo concursos, então acredito que tudo isso só tem a contribuir para a que eles se sintam incentivados a estarem buscando através do estudo um futuro melhor.
      Estamos chegando na reta final de nossa faculdade, e nesses quatro anos construímos amizades e nossos professores mesmo longe, criaram um vinculo conosco, tivemos tropeços, alguns passaram por sofrimentos, mas a bagagem que temos hoje é uma vitória para todos que persistiram até o fim, essa bagagem de conhecimento e vivência é o diferencial em nossa profissão.
     Muitas vezes nos questionamos o porquê de realizar o estágio, porém e nesse período que iremos realmente conviver com os alunos e sentir o quanto o nosso trabalho é sério exige dedicação e compromisso, pois estamos formando pessoas que irão influenciar, opinar dentro da sociedade, e se de fato queremos participar de alguma mudança devemos tentar  ser bons educadores, estar sempre buscando e lutando para que nossos alunos de fato adquiram conhecimento, e possam fazer a diferença dentro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário