Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vania Patrícia da Rosa Soares - Polo de São Gabriel do Oeste


A formação de um profissional da educação deve ser caracterizada pela reflexão sobre suas ações, assim oferecer novos meios para melhor desenvolver o trabalho pedagógico, por isso o conhecimento produzido na formação inicial docente deve ser considerado, repensado e desenvolvido para uma prática eficiente e de competência intuitiva, intelectiva, prática e emocional, o Minicurso ministrado pelos acadêmicos da EAD/UFMS do curso de Letras, teve esse compromisso com os alunos que fizeram parte de mais esta fase do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II.
  A Regência de aulas teve um caráter educativo, interativo, e integrado, focalizando uma das provas mais importantes da formação de um aluno do Ensino Médio o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois é a partir dessa etapa  que o aluno iniciará a busca de um futuro profissional  e também tomará um passo muito importante na sua formação pessoal como um cidadão, parte de uma sociedade, que busca o cumprimento do seu papel ético, crítico e  social.
As duas turmas que participaram da realização das aulas tiveram um grande comprometimento com o minicurso e participaram ativamente de todos os conteúdos ministrados, salas com propósitos claros, rumo à aprendizagem, opinando, questionando e participando de todo o processo. A sala de aula é o lugar onde se há a oportunidade de reflexão de perceber como um professor deve agir diante do trabalho prático pedagógico, e o entrosamento da turma com o educador é imprescindível, falar a mesma língua para que a turma acompanhe e compreenda o objetivo geral do trabalho que está sendo realizado. As turmas que participaram nos oportunizaram e nos deram todo o suporte para a concretização com êxito da  nossa prática, tornando esta etapa do Estágio prazerosa, gratificante e com o sentimento de dever cumprido.
A escola deve ser um lugar de autonomia, de realizar trabalhos com qualidades, sendo assim faz-se necessário o desenvolvimento de uma prática pedagógica que articule conteúdos e pratica social, com a dinâmica de um processo educativo que contemple recursos didáticos que facilitem a aprendizagem, tornando-a eficiente, assim buscamos realizar o estágio pensando como educador consciente da sua função de mediador de conhecimento e articulador de novas idéias, despertando o senso crítico e a necessidade de ampliar a construção do saber do educando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário