A formação
de um profissional da educação deve ser caracterizada pela reflexão sobre suas
ações, assim oferecer novos meios para melhor desenvolver o trabalho
pedagógico, por isso o conhecimento produzido na formação inicial docente deve
ser considerado, repensado e desenvolvido para uma prática eficiente e de
competência intuitiva, intelectiva, prática e emocional, o Minicurso ministrado
pelos acadêmicos da EAD/UFMS do curso de Letras, teve esse compromisso com os
alunos que fizeram parte de mais esta fase do Estágio Supervisionado de Língua
Portuguesa II.
A Regência de aulas teve um caráter
educativo, interativo, e integrado, focalizando uma das provas mais importantes
da formação de um aluno do Ensino Médio o ENEM (Exame Nacional do Ensino
Médio), pois é a partir dessa etapa que
o aluno iniciará a busca de um futuro profissional e também tomará um passo muito importante na
sua formação pessoal como um cidadão, parte de uma sociedade, que busca o
cumprimento do seu papel ético, crítico e
social.
As duas turmas
que participaram da realização das aulas tiveram um grande comprometimento com
o minicurso e participaram ativamente de todos os conteúdos ministrados, salas
com propósitos claros, rumo à aprendizagem, opinando, questionando e
participando de todo o processo. A sala de aula é o lugar onde se há a
oportunidade de reflexão de perceber como um professor deve agir diante do
trabalho prático pedagógico, e o entrosamento da turma com o educador é
imprescindível, falar a mesma língua para que a turma acompanhe e compreenda o
objetivo geral do trabalho que está sendo realizado. As turmas que participaram
nos oportunizaram e nos deram todo o suporte para a concretização com êxito
da nossa prática, tornando esta etapa do
Estágio prazerosa, gratificante e com o sentimento de dever cumprido.
A escola
deve ser um lugar de autonomia, de realizar trabalhos com qualidades, sendo
assim faz-se necessário o desenvolvimento de uma prática pedagógica que
articule conteúdos e pratica social, com a dinâmica de um processo educativo
que contemple recursos didáticos que facilitem a aprendizagem, tornando-a
eficiente, assim buscamos realizar o estágio pensando como educador consciente
da sua função de mediador de conhecimento e articulador de novas idéias,
despertando o senso crítico e a necessidade de ampliar a construção do saber do
educando.
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