O Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa, como os demais estágios são
obrigatórios e essenciais a formação acadêmica. Durante esse período é que
coloquei em prática o conhecimento adquirido no decorrer de formação acadêmica.
O estágio foi um processo de ensino e aprendizagem que possibilitou o
desenvolvimento de competências, habilidades referentes às práticas de ensino
de conteúdos escolares seus conceitos, objetivos e metodologias.
Inicialmente na disciplina de Estágio Supervisionado foi elaborado um
projeto que atendia as necessidades das demandas do ensino médio, com um
trabalho fundamentado nos estudos realizados sobre compreensão leitora. O
Projeto “Ler, alimento da Alma”, objetiva a formação de leitores críticos e a
inclusão de um trabalho dinâmico com alunos e
comunidade escolar. Porém o projeto não foi realizado conforme
elaboramos. Devido os Referencias Curriculares Nacionais do Ensino Médio que
padronizam os conteúdos dados. Houve a iniciativa de fazer um Mini-curso no
contra turno, também ficava fora da realidade escolar tanto dos alunos como dos
acadêmicos. Não teríamos alunos, porque a grande maioria são alunos vindos da
zona rural, como adolescentes que trabalham no período ocioso. Mesmo não sendo realizado
serviu como fonte de conhecimento, porque a pesquisa feita para sua elaboração
muito me serviu com alimento da alma.
No período destinado a observação da realidade escolar, percebi como o
processo administrativo e pedagógico funciona dentro de uma instituição de
ensino da rede estadual.
Realizamos o preenchimento do questionário técnico administrativo como
toda a observação solicitada. Houve um
acontecimento lamentável uma semana após nossa observação e co-participação. O
fato interferiu em toda a comunidade escolar o falecimento de uma coordenadora,
morte natural. Deixo registrado meu sentimento, toda a perda deve ser sentida.
Entretanto na observação da realidade das salas de aulas, fiquei muito feliz em
ver que as salas que observei os alunos
são livres de qualquer tipo de preconceito. Chamou-me atenção dois
casos, por tratarem de adolescentes o convívio descontraído dos garotos com
outros garotos homossexuais e a maneira inusitada de abordagem dos alunos e da
professora com um garoto especial com séria lesão mental, foi um momento único
pra mim. Eles comunicavam com tanta naturalidade que pareciam ter criado uma
linguagem própria. Até agora me emociono em relatar. Num país onde o preconceito
tem nome, cor e sexo, onde pessoas são queimadas vivas por serem pobres,
índias, pretas. Muito me emocionei ao ver uma amizade sem fronteiras. Isso sim
é educação inclusiva. È a naturalidade de um processo de ensino, sem respaldo de políticas
públicas, dentro dos rincões de um país
estrategista porém sem ações que consigam solucionar o básico: a educação.
Conheci um lugar onde os estudiosos não fazem questão de conhecer. Como já
mencionei onde coordenadores e direção ainda não conseguiram adquirir livros
para todos os alunos no tão complexo PNLD. Mesmo assim está a metros de
distancia da discriminação.
Na co-participação fiquei a disposição da professora executando
atividades esporádicas e sem dificuldades. Todo o processo de ensino e
aprendizagem desses dois período foram primordial para nossa formação acadêmica.
Tendo como prioridade uma concepção de ensino de qualidade e direcionado.
Usei de estratégias diversas para a formulação de aulas, que fossem de encontro
com o nosso público alvo, que são adolescentes.
Onde uma grande quantidade destes alunos é oriunda da zona rural com
disposição para contar muitas histórias e experiências, historias essas que
poderiam dificultar muito o conteúdo proposto ou enriquecer as aulas. Pautada
em orientações da professora de estágio, elaborei aulas dentro da realidade vivenciada
pela turma, com adequações e diversas possibilidades de intervenções.
A regência ocorreu da forma que esperava, a prática de ensino e
aprendizagem consiste em um processo complexo de construção de conhecimento,
dentro desse contexto de ensinar e aprender, de estratégias e ações. Confirmei o que já havia traçado na minha
infância, vou ensinar quem tem sede de aprender. Serei professora em eterno
aprendizado. Talvez não seja a melhor,
mas sei que serei única.
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