O
estágio de Lingua Portuguesa II foi
pensado, considerando as dificuldades dos alunos do ensino médio que ao se
depararem com o Enem se sentem perdidos diante de uma avaliação voltada para as
competências que devem ser desenvolvidas
no percurso escolar até o ensino médio.
Foi
realizado na EE Profª Antonia Calazans Luz, situada na rua 1° de Maio, Centro- Apiaí/SP. Onde recebemos
apoio da equipe diretiva, também da tutora de estágio Profª Sandra Regina T. B.
Campos, que formou as turmas para o minicurso.
A
pesquisa foi realizada nas provas anteriores, livros didáticos e mesmo na
internet, e aos poucos o material foi criando forma para o estágio, que foi
oferecido em forma de minicurso. Em alguns momento a incerteza e a dúvida de que seria
possível ajustar a teoria à prática. Diante de tantos conteúdos, quais deveriam
ser contemplados? A classe teve um numero menor de alunos do que era esperado,
porém foram alunos participativos e interessados. Trabalhamos a música de Noel Rosa “Onde está a
Honestidade” a interpretação de sua letra, em seu recurso estilistico e
contextualização. Também apoiados no texto de Luiz F.Veríssimo, exploramos
figuras de linguagem denotação, conotação e sinonimos, foi uma experiência
enriquecedora onde foi possivel praticar um pouco do que aprendemos.
No intuito de tornar a aula mais interessante,
atrativa e significante utilizamos data show, notboook, música, além da
apostila que foi entregue aos alunos.
Sou
grata a Deus, pela orientação da professora Elaine de Moraes Santos que a todo
momento esteve pronta para aconselhar e argumentar, nos fazer refletir antevendo
um novo caminho nas tomadas de decisões.
O sentimento inicial de insegurança foi substituido pela certeza de que
muito aprendemos, e muito mais temos a aprender, especialmente, porque a sala de aula pode ser gratificante quando
preparamos nossa aula, interagimos com os alunos e concluimos a contento o que
nos propomos a fazer. Percebemos então que o estágio nos prepara para
contribuir na formação destes alunos, porém, percebemos que como professores
precisamos nos preparar constantemente, pois cada turma tem uma necessidade
diferente, e cabe a nos professores interpretar, compreender e direcionar o
aluno na construção de seu próprio conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário